PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM RONDÔNIA: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.59981

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo discutir a Pedagogia da Alternância como uma proposta de educação para além do capital e compreender a sua contribuição para a educação atual no Brasil. Desta forma, as discussões trazem a história do movimento da Pedagogia da Alternância e a temática da educação a partir de Mészáros (2008). Os resultados mostram como é possível, mesmo dentro de uma estrutura capitalista, vivenciar algumas experiências pedagógicas que se caracterizam como educação contra hegemônica, materializando-se a partir das lutas da sociedade civil organizada.

Palavra-chave: Pedagogia da Alternância; Educação contra hegemônica; Educação para além do capital.

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Biografia do Autor

Diana Da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - Brasil.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo- Brasil. Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - Brasil.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Da Silva Ribeiro, D., & Rachel Botelho Mourão, A. . (2024). PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM RONDÔNIA: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL. Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-18. https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.59981