PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM RONDÔNIA: PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.59981

Résumé

O artigo em questão tem como objetivo discutir a Pedagogia da Alternância como uma proposta de educação para além do capital e compreender a sua contribuição para a educação atual no Brasil. Desta forma, as discussões trazem a história do movimento da Pedagogia da Alternância e a temática da educação a partir de Mészáros (2008). Os resultados mostram como é possível, mesmo dentro de uma estrutura capitalista, vivenciar algumas experiências pedagógicas que se caracterizam como educação contra hegemônica, materializando-se a partir das lutas da sociedade civil organizada.

Palavra-chave: Pedagogia da Alternância; Educação contra hegemônica; Educação para além do capital.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Diana Da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - Brasil.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo- Brasil. Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus - Brasil.

Références

ARAUJO, R. M. de L; SILVA, L. T. da. A formação por alternância: uma proposta em movimento e em disputa. Educ. Soc., Campinas, v. 44, e267799, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/QgmgBkrnykWLVhF4T4nF3Cb/ Acesso em 10 de janeiro de 2024.

ARAUJO, G. C. de. Estado, política educacional e o direito à educação no Brasil: “o problema maior é o de estudar”. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 39, p. 279-292, jan./abr. 2011. Editora UFPR.

CALDART, R. S. Capítulo V: Por uma educação do campo: Traços de uma identidade em construção. In: Arroyo et.al. Por uma educação do campo. 5.ed.- Petrópolis: Vozes, 2011.

CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez. Autores associados, 2.ed. 1986.

GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. L&PM Editores, 2010.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, vol. 2. 2ª ed. 2001.

GRANERAU, A. O Livro de Lauzun onde começou a pedagogia da alternância. Tradução de Antonio João Mânfio, José Eustáquio Romão, Ático Fassini, Thierry De Burghgrave. – Fortaleza: Edições UFC, 2020.

GIMONET, J-C. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. 2007.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX. Editora Companhia das Letras, 1995.

IANNI, O. Imperialismo na América Latina. 1974.

MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto Comunista. 1.ed.- São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARTINS, M. F. Gramsci, os intelectuais e suas funções científico-filosófica, educativo-cultural e política. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 3 (66), p. 131-148, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/FKsBMn3N4njmwQvYW6C3Z5k/. Acesso em 02 de janeiro de 2024.

MOURÃO, A. R. B. et.al. A pesquisa no cotidiano escolar: perspectiva marxista. In: Brito (org.). Caminhos metodológicos do processo de pesquisa e de construção de conhecimento. Manaus: EDUA, 2016.

MOURÃO, A. R. B. et.al. A materialidade do trabalho em territórios das águas, terras e florestas da Amazônia. Trabalho necessário. v.18, nº 37, set-dez, 2020.

MOURÃO, A. R. B. et.al. Educação do campo e práticas pedagógicas: relações de trabalho em comunidades amazônicas. RIAE - Revista Ibero-Americana de estudos em educação. Araraquara, v.15, n.2, p.436-450, abr./jun.2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12642. Acesso em 10 de agosto de 2023.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Boitempo Editorial, 2008.

NOSELLA, P. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2014.

PAIVA, B; ROCHA, M; CARRARO, D. Política social na América Latina: ensaio de interpretação a partir da Teoria Marxista da Dependência. SER Social, Brasília, v. 12, n. 26, p. 147-175, jan./jun. 2010.

POLITZER, G; BESSE, G, CAVEING, M. Príncípios fundamentais de Filosofia. São Paulo: Hemus, 2000.

PARECER CNE/CEB nº 1/2006. Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90941-pedagogia-da-alternancia Acesso em 03 de junho de 2023.

RIBEIRO, D. da S. R. Pedagogia da Alternância como proposta de educação transformadora: um estudo sobre a Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – UFAM, Manaus.

RIBEIRO, M. Contradições na relação trabalho-educação do campo: a Pedagogia da Alternância. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 131–144, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8592. Acesso em: 10 de janeiro de 2024.

TEIXEIRA, E. S. et.al. Estudos sobre a pedagogia da alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/yKbb64ckpSn6r5k3szHTHJJ/?lang=pt. Acesso em 03 de junho de 2023.

VALADÃO, A. D. et.al. Escola Família Agrícola: Aumentando as Possibilidades de Ações dos Jovens Rurais de Nossa Região. Rio Branco, 2003.

Publiée

2024-02-22