A APROPRIAÇÃO DO PENSAMENTO GRAMSCIANO NO LIVRO “LAZER E EDUCAÇÃO” DE NELSON CARVALHO MARCELLINO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.60571

Resumo

Este artigo busca entender de que forma o livro “Lazer e Educação” (1995), de Nelson Carvalho Marcellino, se apropria do pensamento gramsciano e qual foi a profundidade e qualidade destas apropriações. Como metodologia, analisamos a obra de Antonio Gramsci, de seus estudiosos e outros marxistas, em paralelo ao texto de Marcellino. Concluímos que as menções aos conceitos de Gramsci não estavam integralmente fiéis à letra do seu texto, com apropriações pouco aprofundadas ou com significados modificados, além de ter havido um afastamento do pensamento gramsciano em seu estudo.

Palavra-chave: Lazer; Educação; Antonio Gramsci.

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Biografia do Autor

Bernardo Jordano Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023).

Marcelo Paula de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Rebeca Signorelli Miguel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo - Brasil . Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Minas Gerais - Brasil. 

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

Jordano Gomes, B., Paula de Melo, M., & Signorelli Miguel, R. (2024). A APROPRIAÇÃO DO PENSAMENTO GRAMSCIANO NO LIVRO “LAZER E EDUCAÇÃO” DE NELSON CARVALHO MARCELLINO. Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-18. https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.60571