QUATRO DÉCADAS DO MST: REFORMA AGRÁRIA E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.61701

Resumo

Este pequeno texto que registra os quarenta anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tem um duplo objetivo. Primeiro de mostrar de que ao longo destas quatro décadas a luta pela reforma agrária expressa uma continuidade da luta dos escravos pelo direito à terra, mas negada pela classe dominante da época. Em segundo lugar, junto à luta pela reforma agrária caminha a luta pela educação sendo os sujeitos do campo, com a sua cultura as experiências e as suas lutas o ponto de partida. O ponto de chegada uma formação humana por inteiro para uma sociedade sem dominação de classe.

Palavras-chaves: MST, Reforma Agrária, escravidão, educação, classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gaudêncio Frigotto, Universidade Federal Fluminense

Licenciado  em  Filosofia. Doutor em Ciências Humanas - Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo - Brasil. Professor Titular de Economia Política da Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói - Brasil. Ex-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. Professor no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado  do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro - Brasil. Pesquisador do CNPq. Coordenador do Grupo These.

Referências

CALDART, R. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

DA SILVA, J. M. Raízes do conservadorismo brasileiro. A abolição na imprensa e no imaginário social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

FERNANDES, F. O desafio educacional. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2020

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Frigotto, G. . (2024). QUATRO DÉCADAS DO MST: REFORMA AGRÁRIA E EDUCAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 22(47), 01-04. https://doi.org/10.22409/tn.v22i47.61701