AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIA E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62216

Resumo

Este artigo investiga as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia, com o objetivo de analisar sua abordagem das relações entre tecnologia e o ensino de engenharia em um contexto neoliberal de precarização da educação superior. Tendo como base teórica o materialismo histórico-dialético, conduzimos uma análise documental das DCNs vigentes e de sua versão anterior. Nossos resultados apontam para um predomínio da utilização do ensino por competências e uma abordagem individualizada que atende aos interesses do modo de produção atual.

Palavra-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais; Ensino de Engenharia; Competências; Educação Tecnológica.

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Biografia do Autor

Luisa Pereira Manske, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR). Possui mestrado pelo mesmo programa e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Mário Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Pereira Manske, L., & Lopes Amorim, M. (2024). AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIA E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62216

Edição

Seção

Artigos do Número Temático