AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIA E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

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DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62216

Résumé

Este artigo investiga as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia, com o objetivo de analisar sua abordagem das relações entre tecnologia e o ensino de engenharia em um contexto neoliberal de precarização da educação superior. Tendo como base teórica o materialismo histórico-dialético, conduzimos uma análise documental das DCNs vigentes e de sua versão anterior. Nossos resultados apontam para um predomínio da utilização do ensino por competências e uma abordagem individualizada que atende aos interesses do modo de produção atual.

Palavra-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais; Ensino de Engenharia; Competências; Educação Tecnológica.

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Biographies des auteurs

  • Luisa Pereira Manske, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR). Possui mestrado pelo mesmo programa e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

  • Mário Lopes Amorim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil.

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Publiée

2024-08-08

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Comment citer

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE ENGENHARIA: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIA E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. (2024). Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62216