NOVAS TECNOLOGIAS, VELHAS PROPOSTAS: SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PRIVADAS DO ANALÓGICO AO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62246Resumo
O artigo discute as relações entre público e privado na educação mobilizando categorias do pensamento materialista histórico-dialético que situam o debate como parte da totalidade da sociedade capitalista. Em torno de uma perspectiva solucionista, analisam-se as formas de atuação do privado que historicamente se propõe a salvar a educação pública. Desde as tradicionais formas analógicas de privatização até o atual processo de transformação digital da educação protagonizado por sujeitos privados, verifica-se a vinculação do conteúdo das propostas privadas ao projeto mais amplo do capital.
Palavras-chave: Público-privado; Soluções educacionais; Capitalismo na era digital.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Nº 14.180, de 1º de julho de 2021. Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Brasília, 2021.
BRASIL. Ministério das Comunicações, Ministério da Educação e Governo Federal. Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Cartilha), 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/cartilha.pdf. Acesso em 10 mar. 2024.
LIMA, P. V. de. O projeto educativo da nova direita brasileira: sujeitos, pautas e propostas. 2020. 232f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
MONTANO, M. R; PIRES, D. de O. O marco regulatório do Terceiro Setor: a oferta da Educação Infantil no município de Porto Alegre. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, jan /mar. 2019.
MOROZOV, E. To save everything click here: the folly of technological solutionism. New York: Public Affairs, 2011.
MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
PERONI, V. M. V. Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 90. São Paulo: Xamã, 2003.
PERONI, V. M. V. A parceria entre sistemas públicos de educação e o Instituto Ayrton Senna: implicações para o trabalho docente. In: Anais XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. Florianópolis, 2010. Disponível em: https://seminarioformprof.ufsc.br/files/2010/12/PERONI-Vera-Maria-Vidal2.pdf
PERONI, V. M. V. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 1-27, 2018.
PERONI, V. M. V.; ROSSI, A. J; LIMA, P. V. de. (Org.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina. São Paulo: Livraria Física, 2021.
PERONI, V. M. V.; LIMA, Paula V. de. A educação básica no contexto de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista: a conjuntura atual e os desafios para a democratização da educação. Educere et Educare, v. 18, n. 47, p. 34–52, 2023.
PIRES, D. de O. A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação. 2009. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRGS, Porto Alegre.
PIRES, D. de O. A construção histórica da relação público - privada na promoção do direito à educação no Brasil. 2015. 264f. Tese. (Doutorado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre.
PIRES, D. de O.; SUSIN, M. O.; MONTANO, M. R. A Configuração Político-Normativo da parceria público-privada: implicações na oferta da educação infantil no Município de Porto Alegre. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 239-268, 2018.
RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 393–414, 2017.
SAURA, G; PERONI, V. M. V; PIRES, D. de O; LIMA, P. V. de. Privatização da educação na era digital do capitalismo e as implicações para a democracia. In: FARENZENA, Nalú; HAAS, Clarissa; MIRANDA, Élida Lopes. Políticas públicas, direito à educação e inclusão escolar: percursos da pesquisa na pós-graduação. Porto Alegre: Cirkula, 2024.
SRNICEK, N. Capitalismo de plataformas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Caja Negra, 2018.
THOMPSON, E. P A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: editora UNICAMP, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.