NOVAS TECNOLOGIAS, VELHAS PROPOSTAS: SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PRIVADAS DO ANALÓGICO AO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62246

Resumo

O artigo discute as relações entre público e privado na educação mobilizando categorias do pensamento materialista histórico-dialético que situam o debate como parte da totalidade da sociedade capitalista. Em torno de uma perspectiva solucionista, analisam-se as formas de atuação do privado que historicamente se propõe a salvar a educação pública. Desde as tradicionais formas analógicas de privatização até o atual processo de transformação digital da educação protagonizado por sujeitos privados, verifica-se a vinculação do conteúdo das propostas privadas ao projeto mais amplo do capital.

Palavras-chave: Público-privado; Soluções educacionais; Capitalismo na era digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Valim de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME POA). 

  • Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vera Maria Vidal Peroni é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Doutorado em Filosofia e História da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).Participa da Rede Latino americana e Africana de pesquisadores em privatização da educação. (Relaappe). Coordena do GPRPPE (Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado em Educação). É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Lattes

  • Daniela de Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor de Educação/Departamento de Administração e Planejamento Escolar (DEPLAE/NUPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE/UFPR), do Grupo de Pesquisa, GPRPPE (Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação) (PPGEDU/UFRGS) e da Rede Latino-Americana e Africana em privatização da educação. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Direito à Educação, Política Educacional e Privatização da Educação Básica.

Referências

BRASIL. Lei Nº 14.180, de 1º de julho de 2021. Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Brasília, 2021.

BRASIL. Ministério das Comunicações, Ministério da Educação e Governo Federal. Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Cartilha), 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/cartilha.pdf. Acesso em 10 mar. 2024.

LIMA, P. V. de. O projeto educativo da nova direita brasileira: sujeitos, pautas e propostas. 2020. 232f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MONTANO, M. R; PIRES, D. de O. O marco regulatório do Terceiro Setor: a oferta da Educação Infantil no município de Porto Alegre. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, jan /mar. 2019.

MOROZOV, E. To save everything click here: the folly of technological solutionism. New York: Public Affairs, 2011.

MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

PERONI, V. M. V. Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 90. São Paulo: Xamã, 2003.

PERONI, V. M. V. A parceria entre sistemas públicos de educação e o Instituto Ayrton Senna: implicações para o trabalho docente. In: Anais XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. Florianópolis, 2010. Disponível em: https://seminarioformprof.ufsc.br/files/2010/12/PERONI-Vera-Maria-Vidal2.pdf

PERONI, V. M. V. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 1-27, 2018.

PERONI, V. M. V.; ROSSI, A. J; LIMA, P. V. de. (Org.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina. São Paulo: Livraria Física, 2021.

PERONI, V. M. V.; LIMA, Paula V. de. A educação básica no contexto de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista: a conjuntura atual e os desafios para a democratização da educação. Educere et Educare, v. 18, n. 47, p. 34–52, 2023.

PIRES, D. de O. A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação. 2009. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRGS, Porto Alegre.

PIRES, D. de O. A construção histórica da relação público - privada na promoção do direito à educação no Brasil. 2015. 264f. Tese. (Doutorado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre.

PIRES, D. de O.; SUSIN, M. O.; MONTANO, M. R. A Configuração Político-Normativo da parceria público-privada: implicações na oferta da educação infantil no Município de Porto Alegre. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 239-268, 2018.

RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 393–414, 2017.

SAURA, G; PERONI, V. M. V; PIRES, D. de O; LIMA, P. V. de. Privatização da educação na era digital do capitalismo e as implicações para a democracia. In: FARENZENA, Nalú; HAAS, Clarissa; MIRANDA, Élida Lopes. Políticas públicas, direito à educação e inclusão escolar: percursos da pesquisa na pós-graduação. Porto Alegre: Cirkula, 2024.

SRNICEK, N. Capitalismo de plataformas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Caja Negra, 2018.

THOMPSON, E. P A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: editora UNICAMP, 2012.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

NOVAS TECNOLOGIAS, VELHAS PROPOSTAS: SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PRIVADAS DO ANALÓGICO AO DIGITAL. (2024). Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-15. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62246