NOVAS TECNOLOGIAS, VELHAS PROPOSTAS: SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PRIVADAS DO ANALÓGICO AO DIGITAL

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62246

Résumé

O artigo discute as relações entre público e privado na educação mobilizando categorias do pensamento materialista histórico-dialético que situam o debate como parte da totalidade da sociedade capitalista. Em torno de uma perspectiva solucionista, analisam-se as formas de atuação do privado que historicamente se propõe a salvar a educação pública. Desde as tradicionais formas analógicas de privatização até o atual processo de transformação digital da educação protagonizado por sujeitos privados, verifica-se a vinculação do conteúdo das propostas privadas ao projeto mais amplo do capital.

Palavras-chave: Público-privado; Soluções educacionais; Capitalismo na era digital.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Paula Valim de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME POA). 

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vera Maria Vidal Peroni é professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Doutorado em Filosofia e História da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).Participa da Rede Latino americana e Africana de pesquisadores em privatização da educação. (Relaappe). Coordena do GPRPPE (Grupo de Pesquisa Relações entre o Público e o Privado em Educação). É líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e políticas públicas de Educação Básica. Lattes

Daniela de Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Setor de Educação/Departamento de Administração e Planejamento Escolar (DEPLAE/NUPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE/UFPR), do Grupo de Pesquisa, GPRPPE (Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação) (PPGEDU/UFRGS) e da Rede Latino-Americana e Africana em privatização da educação. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Direito à Educação, Política Educacional e Privatização da Educação Básica.

Références

BRASIL. Lei Nº 14.180, de 1º de julho de 2021. Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Brasília, 2021.

BRASIL. Ministério das Comunicações, Ministério da Educação e Governo Federal. Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Cartilha), 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/cartilha.pdf. Acesso em 10 mar. 2024.

LIMA, P. V. de. O projeto educativo da nova direita brasileira: sujeitos, pautas e propostas. 2020. 232f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MONTANO, M. R; PIRES, D. de O. O marco regulatório do Terceiro Setor: a oferta da Educação Infantil no município de Porto Alegre. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, jan /mar. 2019.

MOROZOV, E. To save everything click here: the folly of technological solutionism. New York: Public Affairs, 2011.

MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

PERONI, V. M. V. Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 90. São Paulo: Xamã, 2003.

PERONI, V. M. V. A parceria entre sistemas públicos de educação e o Instituto Ayrton Senna: implicações para o trabalho docente. In: Anais XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. Florianópolis, 2010. Disponível em: https://seminarioformprof.ufsc.br/files/2010/12/PERONI-Vera-Maria-Vidal2.pdf

PERONI, V. M. V. Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 1-27, 2018.

PERONI, V. M. V.; ROSSI, A. J; LIMA, P. V. de. (Org.). Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina. São Paulo: Livraria Física, 2021.

PERONI, V. M. V.; LIMA, Paula V. de. A educação básica no contexto de avanço neoliberal, neoconservador e neofascista: a conjuntura atual e os desafios para a democratização da educação. Educere et Educare, v. 18, n. 47, p. 34–52, 2023.

PIRES, D. de O. A configuração jurídica e normativa da relação público-privada no Brasil na promoção do direito à educação. 2009. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRGS, Porto Alegre.

PIRES, D. de O. A construção histórica da relação público - privada na promoção do direito à educação no Brasil. 2015. 264f. Tese. (Doutorado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre.

PIRES, D. de O.; SUSIN, M. O.; MONTANO, M. R. A Configuração Político-Normativo da parceria público-privada: implicações na oferta da educação infantil no Município de Porto Alegre. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 239-268, 2018.

RIKOWSKI, G. Privatização em educação e formas de mercadoria. Retratos da Escola, v. 11, n. 21, p. 393–414, 2017.

SAURA, G; PERONI, V. M. V; PIRES, D. de O; LIMA, P. V. de. Privatização da educação na era digital do capitalismo e as implicações para a democracia. In: FARENZENA, Nalú; HAAS, Clarissa; MIRANDA, Élida Lopes. Políticas públicas, direito à educação e inclusão escolar: percursos da pesquisa na pós-graduação. Porto Alegre: Cirkula, 2024.

SRNICEK, N. Capitalismo de plataformas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Caja Negra, 2018.

THOMPSON, E. P A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas: editora UNICAMP, 2012.

Publiée

2024-08-08

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático