O CONCEITO DE TECNOLOGIA E SEUS LIMITES: ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62263Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na educação, tendo como perspectiva analítica o Conceito de Tecnologia, em Álvaro Vieira Pinto (2005), em diálogo com as análises de Jonathan Crary (2014; 2023). A partir de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se compreender o conceito de tecnologia e suas possibilidades de aplicação no ambiente escolar, analisando a politicidade em torno de sua utilização. Foi possível concluir a importância de compreender todos os aspectos sociais e políticos das TDICs.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Educação escolar; Sociedade; Tecnologia e poder; Conceito de tecnologia.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Capitalismo como Religião. São Paulo, Boitempo, 2013.
BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em 05 de outubro de 2023.
CRARY, J. Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo - Cosac Naify, 2014.
CRARY, J. Terra arrasada: Além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista. 1ª ed. São Paulo. Ubu Editora. 2023.
DARDOT, P; LAVAL, C. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. (Coleção Estado de Sítio).
FISHER, Mark. Ghosts of my life: writings on depression, hauntology and lost futures. Winchester/Washington: Zero Books. 2014.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Coleção: Experiência e Sentido.
MÜHL, E. H. Crise da autoridade docente e o desafio da formação na sociedade democrática e multicultural. Educação. Passo Fundo, v. 45, n. 1, p. 1-21, 2020. DOI: 10.5902/1984644435404. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35404. Acesso em 6 de fevereiro de 2023.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018. 113 p.
SERRES, M. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 96 p. Tradução de: Jorge Bastos.
SOARES, S. de J. et al. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. In: Anais do 21º Congresso Brasileiro ABED de Educação à Distância. Bento Gonçalves: Abed, 2015. v. 1, p. 1-11. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf. Acesso em 15 de dezembro de 2023.
VIEIRA PINTO, Á. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
WINNER, L. Artefatos têm Política? (tradução Fernando Manso). “Do artifacts have politics?” In: The Whale and the reactor: a search for limits in an Age of High Technology. Chicago: The University of Chicago Press, 2013, p.19-39.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.