O CONCEITO DE TECNOLOGIA E SEUS LIMITES: ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62263

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na educação, tendo como perspectiva analítica o Conceito de Tecnologia, em Álvaro Vieira Pinto (2005), em diálogo com as análises de Jonathan Crary (2014; 2023). A partir de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se compreender o conceito de tecnologia e suas possibilidades de aplicação no ambiente escolar, analisando a politicidade em torno de sua utilização. Foi possível concluir a importância de compreender todos os aspectos sociais e políticos das TDICs.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Educação escolar; Sociedade; Tecnologia e poder; Conceito de tecnologia.

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Biografia do Autor

  • Patrick Dutra, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Santa Catarina - Brasil. Possui bolsa de estudos integral pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

  • Rafael Rodrigo Mueller, Universidade do Extremo Sul Catarinense

     Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina - Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Santa Catarina - Brasil. 

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Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

O CONCEITO DE TECNOLOGIA E SEUS LIMITES: ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. (2024). Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-14. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62263