CONSTRUINDO UM NOVO PACTO PARA A EDUCAÇÃO: O PAPEL DA TECNOCIÊNCIA SOLIDÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62467

Resumo

Enfoca-se aqui aspectos socioeconômicos da policy e da politics relacionados à produção do conhecimento condicionados por um pacto, intermediado pelo Estado capitalista, entre as classes proprietária e trabalhadora. Adotando a perspectiva dessa última, se investiga as características que deve possuir um novo pacto “para além do capital”. Como usual na tradição crítica latino-americana, o texto trata, primeiro e exemplarmente, a maneira como aqueles aspectos se manifestam nos países centrais. Por estar ancorado na experiência histórica e nos anseios dos atores sociais subalternos e orientado para a sua consecução na periferia do capitalismo, ele aponta caminho para a constituição de um novo pacto tendo como referência os valores e interesses da economia solidária. Na sua segunda parte, o texto apresenta o papel que pode desempenhar a Tecnociência Solidária, para pavimentar esse caminho.

Palavras-chave: Pacto pela educação; América Latina, Política Cognitiva, Tecnociência Solidária 

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Biografia do Autor

Renato Dagnino, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo - Brasil.  Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo - Brasil. 

Referências

DAGNINO, R. Para explicar a tempestade e sulear a bonança. 1ª edição, Campina Grande - Paraíba: Eduepb, 2022.

DAGNINO, R. Tecnociencia Solidária: um manual estratégico. 1ª edição. Marília-SP: Editora Lutas Anticapital, 2019.

DAGNINO, R; CAVALCANTI, P. A; COSTA, G. Gestão Estratégica Pública. 1ª edição. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016.

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Publicado

2024-08-08

Como Citar

Dagnino, R. . (2024). CONSTRUINDO UM NOVO PACTO PARA A EDUCAÇÃO: O PAPEL DA TECNOCIÊNCIA SOLIDÁRIA. Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62467

Edição

Seção

Artigos do Número Temático