CONSTRUINDO UM NOVO PACTO PARA A EDUCAÇÃO: O PAPEL DA TECNOCIÊNCIA SOLIDÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62467

Resumo

Enfoca-se aqui aspectos socioeconômicos da policy e da politics relacionados à produção do conhecimento condicionados por um pacto, intermediado pelo Estado capitalista, entre as classes proprietária e trabalhadora. Adotando a perspectiva dessa última, se investiga as características que deve possuir um novo pacto “para além do capital”. Como usual na tradição crítica latino-americana, o texto trata, primeiro e exemplarmente, a maneira como aqueles aspectos se manifestam nos países centrais. Por estar ancorado na experiência histórica e nos anseios dos atores sociais subalternos e orientado para a sua consecução na periferia do capitalismo, ele aponta caminho para a constituição de um novo pacto tendo como referência os valores e interesses da economia solidária. Na sua segunda parte, o texto apresenta o papel que pode desempenhar a Tecnociência Solidária, para pavimentar esse caminho.

Palavras-chave: Pacto pela educação; América Latina, Política Cognitiva, Tecnociência Solidária 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Dagnino, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo - Brasil.  Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo - Brasil. 

Referências

DAGNINO, R. Para explicar a tempestade e sulear a bonança. 1ª edição, Campina Grande - Paraíba: Eduepb, 2022.

DAGNINO, R. Tecnociencia Solidária: um manual estratégico. 1ª edição. Marília-SP: Editora Lutas Anticapital, 2019.

DAGNINO, R; CAVALCANTI, P. A; COSTA, G. Gestão Estratégica Pública. 1ª edição. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Dagnino, R. . (2024). CONSTRUINDO UM NOVO PACTO PARA A EDUCAÇÃO: O PAPEL DA TECNOCIÊNCIA SOLIDÁRIA. Revista Trabalho Necessário, 22(48), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62467

Edição

Seção

Artigos do Número Temático