A SIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA EBTT À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE.
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62723Resumo
A síntese aqui apresentada é resultado da trajetória de pesquisa realizada no Doutorado em Tecnologia e Sociedade, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sob orientação do professor Domingos Leite Lima Filho. O trabalho de investigação junto a um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia nasce a partir da minha inserção como docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico, acompanhamento dos processos de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, e das dinâmicas vivenciadas no espaço do campus, no qual fui inserida como docente.
Downloads
Referências
JAMMAL PADILHA, R. F. S; LIMA FILHO, D. L. A oferta de Educação Profissional Verticalizada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o que há de novo? XI ANPEDSul, 2016. Disponível em: [URL inválido removido]. Acesso em 21/11/2018.
LEDA, D. B.; RIBEIRO, C. V. S; ÁVILA, S. F.O. Representações do trabalho docente na ANPED: análise da produção científica apud: VIII SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2010, Lima. VIII SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2010.
LEONTIEV, A. N. El lenguaje y la razón humana. Trad. Augusto Vidal Roget. 28p. Montevideo: Ediciones Pueblos Unidos S. A. s/d.
LEONTIEV, A. N. Sobre o desenvolvimento criativo de Vigotski. Trad. Marcelo José de Souza e Silva. 28p. Disponível em http://www.marxists.org/. Publicado em 1989 como prefácio ao volume 3 das Obras Escolhidas de Vigotski, em inglês.
LIMA FILHO, D. L; QUELUZ, G. L. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Revista Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n.º 1, p. 19-28, jan./jun. 2005.
MANCEBO, D. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente. Educ. Soc. [online]. 2007, vol. 28, n.º 99 [citado 2017-06-26], pp.466-482. Disponível em [invalid URL removed]. ISSN 01017330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000200009.
MARTINS, L. M. (2006). As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Anual da ANPED. Recuperado em 20 de setembro de 2011, http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos.
MARTINS, L. M. (2012). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese de Livre-docência em Psicologia, Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru.
MORAES, M. C. M. Ceticismo epistemológico, ironia complacente: indagações acerca do neopragmatismo de Richard Rorty. Apud MORAES, M. C. M. (org.) Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MORAES, M. C. M.; SOARES, K. C. D. Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes. In: Revista Educação. n.º 2(56) Porto Alegre: PUCRS, 2005.
MOTA JUNIOR, W. P. A. A Pesquisa em Trabalho Docente na ANPED: Um Estudo sobre a Produção do GT 09 no período de 2005-2008. (Apresentação de Trabalho/ Comunicação). VIII Seminário Internacional Rede Estrado, 2010.
SILVA, P. F.; MELO, S. D. G. Complexidade do Trabalho: Aportes sobre a Atividade Docente nos Institutos Federais. In: X Seminário Internacional Rede Estrado, 2014, Salvador/BA. Anais do X Seminário Internacional Rede Estrado. v.1. Salvador/BA: UESB
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.