A SIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA EBTT À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE.

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62723

Résumé

A síntese aqui apresentada é resultado da trajetória de pesquisa realizada no Doutorado em Tecnologia e Sociedade, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sob orientação do professor Domingos Leite Lima Filho. O trabalho de investigação junto a um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia nasce a partir da minha inserção como docente do ensino Básico, Técnico e Tecnológico, acompanhamento dos processos de desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, e das dinâmicas vivenciadas no espaço do campus, no qual fui inserida como docente.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTS/UTFPR), Curitiba - Brasil. 

 

Références

JAMMAL PADILHA, R. F. S; LIMA FILHO, D. L. A oferta de Educação Profissional Verticalizada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o que há de novo? XI ANPEDSul, 2016. Disponível em: [URL inválido removido]. Acesso em 21/11/2018.

LEDA, D. B.; RIBEIRO, C. V. S; ÁVILA, S. F.O. Representações do trabalho docente na ANPED: análise da produção científica apud: VIII SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2010, Lima. VIII SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2010.

LEONTIEV, A. N. El lenguaje y la razón humana. Trad. Augusto Vidal Roget. 28p. Montevideo: Ediciones Pueblos Unidos S. A. s/d.

LEONTIEV, A. N. Sobre o desenvolvimento criativo de Vigotski. Trad. Marcelo José de Souza e Silva. 28p. Disponível em http://www.marxists.org/. Publicado em 1989 como prefácio ao volume 3 das Obras Escolhidas de Vigotski, em inglês.

LIMA FILHO, D. L; QUELUZ, G. L. A tecnologia e a educação tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual. Revista Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n.º 1, p. 19-28, jan./jun. 2005.

MANCEBO, D. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente. Educ. Soc. [online]. 2007, vol. 28, n.º 99 [citado 2017-06-26], pp.466-482. Disponível em [invalid URL removed]. ISSN 01017330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000200009.

MARTINS, L. M. (2006). As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Anual da ANPED. Recuperado em 20 de setembro de 2011, http://anais.anped.org.br/p/38reuniao/trabalhos.

MARTINS, L. M. (2012). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese de Livre-docência em Psicologia, Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru.

MORAES, M. C. M. Ceticismo epistemológico, ironia complacente: indagações acerca do neopragmatismo de Richard Rorty. Apud MORAES, M. C. M. (org.) Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MORAES, M. C. M.; SOARES, K. C. D. Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docentes. In: Revista Educação. n.º 2(56) Porto Alegre: PUCRS, 2005.

MOTA JUNIOR, W. P. A. A Pesquisa em Trabalho Docente na ANPED: Um Estudo sobre a Produção do GT 09 no período de 2005-2008. (Apresentação de Trabalho/ Comunicação). VIII Seminário Internacional Rede Estrado, 2010.

SILVA, P. F.; MELO, S. D. G. Complexidade do Trabalho: Aportes sobre a Atividade Docente nos Institutos Federais. In: X Seminário Internacional Rede Estrado, 2014, Salvador/BA. Anais do X Seminário Internacional Rede Estrado. v.1. Salvador/BA: UESB

##submission.downloads##

Publiée

2024-08-08

Numéro

Rubrique

Teses e Dissertações