EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE LUTA ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CARTER WOODSON E CLÓVIS MOURA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66121Resumo
Este artigo parte da premissa de que a educação pode cumprir um papel de canalização do descontentamento social e, portanto, catalisar novos projetos societários, inclusive projetos que possuem o antirracismo como perspectiva, indicando uma potência estratégica. Apesar do estadunidense Carter G. Woodson e do brasileiro Clóvis Moura experienciarem contextos sociais distintos, ambos contribuíram para pensar o papel da educação no interior de uma sociedade racializada no início século XX, indicando pistas e caminhos, para a superação da hierarquização racial em ambos os contextos. Trata-se, então, de um exercício de sistematização e análise que pode auxiliar a pensar elementos teóricos, epistemológicos e programáticos para o devir, assim como o enfrentamento do racismo estrutural.
Palavra-chave: Educação; luta antirracista; século XX.
Palavra-chave: Educação; luta antirracista; século XX.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane Barros. Educação e Luta de Classes: A Experiência da Educação na Comuna de Paris (1871). Campinas: Alínea, 2016.
ALMEIDA, Jane Barros; MARTINS, Marcos Francisco. As ocupações das escolas no Paraná: elementos para a retomada da grande política e dos novos projetos societários. In: COSTA, Adriana Alves Fernandes; GROPPO, Luís Antônio (Org.). O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. p. 175-197.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonia-lidade e perspectiva negra. In: Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em março de 2018.
DIAS, Edmundo Fernandes. Gramsci em Turim: a construção do conceito de hegemonia. São Paulo: Xamã, 2000.
DIAS, Edmundo Fernandes. Revolução passiva e modo de vida: ensaios sobre as classes subalternas, o capitalismo e a hegemonia. São Paulo: Editora José Luís e Rosa Sundermann, 2012.
FERNANDES (Florestan). O Negro no Mundo dos Brancos. Difusão Europeia do Livro, São Paulo. 1972.
FRIGOTTO, G. (org.) Trabalho e conhecimento, dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Editora Vozes, 2021.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Críticas, [S. l.], v. 21, n. 44, p. 19–37, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4463. Acesso em 30 de julho de 2024.
MOURA, Clóvis. Raízes do protesto negro, São Paulo: Dandara 2023.
MOURA, Clóvis. A Imprensa negra em São Paulo. In: Imprensa Negra. Estudo crítico de Clóvis Moura. Legendas Miriam Nicolau Ferrara. São Paulo: Imprensa Oficial, Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, 2002, Edição fac-similar.
MOURA, Clóvis. História do Negro Brasileiro. São Paulo: Editora Ática, 1989.
MOURA, Clóvis. Da Insurgência Negra ao Escravismo Tardio. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 17, n. 9, Especial, p. 37-59, 1987.
PICO, Daniel Montañez. Marxismo Negro: pensamento descolonizador do Caribe Anglófono. São Paulo: Editora Dandara, 2024.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismos e América Latina. In: LEHER, Roberto; SETÚBAL, Mariana (orgs.). Pensamento crítico e movimentos sociais: diálogo para uma nova práxis. São Paulo: Cortez, 2005.
ROBINSON, Cedric James. Marxismo negro: a criação da tradição radical negra. Trad. Fernanda Silva e Souza. São Paulo: Perspectivas, 2023.
VIEIRA, C. E. Cultura e formação humana no pensamento de Antônio Gramsci. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 51–66, jan. 1999.
ZATTI, Vicente; PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei. Educação como processo de formação humana: uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2022. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/767. Acesso em 30 de julho de 2024.
WOODSON, Carter. A (des)educação do negro. São Paulo: Edipro, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.