EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE LUTA ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CARTER WOODSON E CLÓVIS MOURA

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https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66121

Résumé

Este artigo parte da premissa de que a educação pode cumprir um papel de canalização do descontentamento social e, portanto, catalisar novos projetos societários, inclusive projetos que possuem o antirracismo como perspectiva, indicando uma potência estratégica. Apesar do estadunidense Carter G. Woodson e do brasileiro Clóvis Moura experienciarem contextos sociais distintos, ambos contribuíram para pensar o papel da educação no interior de uma sociedade racializada no início século XX, indicando pistas e caminhos, para a superação da hierarquização racial em ambos os contextos. Trata-se, então, de um exercício de sistematização e análise que pode auxiliar a pensar elementos teóricos, epistemológicos e programáticos para o devir, assim como o enfrentamento do racismo estrutural.

Palavra-chave: Educação; luta antirracista; século XX.

Palavra-chave: Educação; luta antirracista; século XX.

 

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Biographie de l'auteur

Jane Barros Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo - Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Educação (EDU/UERJ). 

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Publiée

2025-04-09