THE CONCEPT OF REVOLUTIONARY CINEMA UNDER THREE LATIN AMERICAN PERSPECTIVES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66794

Abstract

This article aims to discuss the concept of revolutionary cinema from the perspective of three militant Latin American film groups: the Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), Grupo Ukamau, and Cine Liberación, as represented by filmmakers Tomás Gutiérrez Alea, Julio García Espinosa, Fernando Solanas, and Jorge Sanjinés. In this sense, the work also discusses the intrinsic characteristics of cinema as an art form and its political possibilities.

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Author Biography

  • Allan Brasil de Freitas, Universidade Anhembi Morumbi

    Bacharel em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Comunicação e Doutorando em Comunicação também pela Universidade Anhembi Morumbi; É trabalhador do audiovisual, ilustrador e cineasta, tendo realizado diversos curtas-metragens e vídeo clipes, entre eles: "A Garrafa de Salinas" (2017), "Parem o Fluxo de Guéis" (2019), "O Futuro" (2020), e "Pois, em Disputa" (2022). Realizou o documentário Jamais Vai Derrubar (2023), como diretor de fotografia, montador e finalizador; Também participou, como co-diretor, da série documental "40m" (2020), em parceria com a Globoplay; Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas, dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7349216593381371; Tem experiência como educador popular nas áreas de cinema e audiovisual, tendo realizado oficinas e trabalhos em regiões periféricas da cidade de São Paulo; Tem como foco de sua pesquisa o cinema militante realizado durante a segunda metade do século XX, com particular interesse pelas experiências realizadas nos países do, então chamado, terceiro mundo.

Published

2025-12-10

Issue

Section

Artigos do Número Temático

How to Cite

THE CONCEPT OF REVOLUTIONARY CINEMA UNDER THREE LATIN AMERICAN PERSPECTIVES. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66794