EL CONCEPTO DE CINE REVOLUCIONARIO BAJO TRES PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66794

Resumen

El presente artículo tiene como objetivo disertar sobre el concepto de cine revolucionario, desde la perspectiva de tres grupos de cine militante latinoamericanos: el Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC), el Grupo Ukamau y Cine Liberación, en la figura de los cineastas Tomás Gutiérrez Alea, Julio García Espinosa, Fernando Solanas y Jorge Sanjinés. En este sentido, el trabajo también discute sobre las características intrínsecas del cine como arte y sus posibilidades políticas.

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Biografía del autor/a

  • Allan Brasil de Freitas, Universidade Anhembi Morumbi

    Bacharel em Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi, mestre em Comunicação e Doutorando em Comunicação também pela Universidade Anhembi Morumbi; É trabalhador do audiovisual, ilustrador e cineasta, tendo realizado diversos curtas-metragens e vídeo clipes, entre eles: "A Garrafa de Salinas" (2017), "Parem o Fluxo de Guéis" (2019), "O Futuro" (2020), e "Pois, em Disputa" (2022). Realizou o documentário Jamais Vai Derrubar (2023), como diretor de fotografia, montador e finalizador; Também participou, como co-diretor, da série documental "40m" (2020), em parceria com a Globoplay; Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas, dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7349216593381371; Tem experiência como educador popular nas áreas de cinema e audiovisual, tendo realizado oficinas e trabalhos em regiões periféricas da cidade de São Paulo; Tem como foco de sua pesquisa o cinema militante realizado durante a segunda metade do século XX, com particular interesse pelas experiências realizadas nos países do, então chamado, terceiro mundo.

Publicado

2025-12-10

Número

Sección

Artigos do Número Temático

Cómo citar

EL CONCEPTO DE CINE REVOLUCIONARIO BAJO TRES PERSPECTIVAS LATINOAMERICANAS. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.66794