QUEM FOI LÉLIA GONZALEZ? COMENTÁRIOS AO ARTIGO A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO DESEMPREGO, DE 1979.
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66969Resumo
Lélia Gonzalez nasceu em 1935, na cidade de Belo Horizonte. Filha de mãe indígena, Urcinda Serafim de Almeida, nascida por volta 1889, no Espírito Santo, e pai negro-ferroviário, Acácio Joaquim de Almeida. Não há muitas informações sobre seu pai.
Sabe-se que Dona Urcinda provavelmente descende dos grupos que habitavam a região àquela época: os tupiniquins, no espírito santo, e os maxacalis e krenaks, em Minas Gerais. Foram as etnias que, no século XIX, mais entraram em conflito e causaram resistência aos construtores das estradas de ferro que ligavam Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Eles são descendentes dos botocudos e dos aimorés, povos que foram tidos como “índios bravos” pelas narrativas coloniais. (Ratts e Rios, 2010)
Downloads
Referências
BORGES, J. Encarceramento em Massa. São Paulo: Jandaíra, 2020.
MOURA, C. Negro: de bom escravo a mal cidadão? 2. ed. São Paulo: Dandara. 2021.
GÓES, W L. Racismo, Eugenia no Pensamento Conservador Brasileiro: a proposta do povo em Renato Kehl. Editora Liber Ars, 2023.
RATTS, A. RIOS, F. Lélia Gonzalez. Coleção Retratos do Brasil Negro. Coordenação: Vera Lúcia Benedito. São Paulo: Selo Negro, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabalho Necessário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.