MERCADO DE ARTE SUA INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DO CAPITALISMO CULTURAL

Autores

  • Giovana Bianca Darolt Hillesheim IFC Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68265

Resumo

O presente texto apresenta síntese do trabalho de doutoramento realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, cuja defesa aconteceu em 2018. A tese compõe o rol de pesquisas desenvolvidas junto ao Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte e buscou mapear as principais estratégias utilizadas pelo capitalismo para que artistas e professores participassem, à revelia da sua vontade, do projeto societário hegemônico. Para responder ao objeto de pesquisa foram analisadas as diferenças e similaridades de duas categorias profissionais, artistas visuais e professores, buscando compreender como elas se conectam ao mercado de arte contemporânea.

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Referências

JAMESON, Frederic. Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.

QUEMIN, Alain. Les stars de l’art contemporain. Paris: CNRS Editions, 2013.

WU, Chin Tao. Privatização da Cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. Trad. Paulo Cezar Castanheira. Co-edição: Sesc e Boitempo Editorial, 2013.

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Teses e Dissertações

Como Citar

MERCADO DE ARTE SUA INTERFACE COM O TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DO CAPITALISMO CULTURAL. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(52), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.23i52.68265