INFÂNCIA E FORMAÇÃO DO SER SOCIAL NA CONTRADIÇÃO CAPITAL E TRABALHO: EXPERIÊNCIA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.24i53.71427Resumo
O presente texto apresenta síntese do trabalho de doutoramento realizado junto ao Programa Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) – Associação em Rede – EDUCANORTE, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da linha de Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação.
Downloads
Referências
GRAMSCI, A. Quaderni del cárcere. Edizione critica. V. 4. Turim: Einaudi, 1977.
KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
KRAMER, S. Alfabetização: dilemas da prática. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Tradução: Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social. V. 2. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. O 18 Brumário. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
NETTO, J. P; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2008.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria: ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. Tradução: André Glaser. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

