ORGANISMOS SUPRANACIONAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO EM TORNO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - O CASO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.10i14.p6858Keywords:
Organismos supranacionais, estados-nações, educação superiorAbstract
Neste texto, examinamos o papel dos organismos supranacionais e suas mediações com Estado brasileiro, ao assumirem papel decisivo nas orientações de ordem política, assistência técnica, metodológica e financeira no que diz respeito à “reestruturação”, “modernização”, “desenvolvimento econômico”, “democratização” dos EstadosNações, “democratização da educação” e “internacionalização da educação superior”, com vistas à reforma cultural, intelectual e moral da sociedade. Buscamos evidenciar que a base de ação desses organismos se pauta nos acordos multilaterais entre Estados e bloco de Estados, tornando-se, desse modo, mediação para os processos de internacionalização da economia e da tecnologia, em geral, e da educação superior, em particular.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-06-28
Issue
Section
Artigos do Número Temático
License
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
How to Cite
SILVEIRA, Zuleide. ORGANISMOS SUPRANACIONAIS: A CONSTRUÇÃO DE UMA CONCEPÇÃO DE MUNDO EM TORNO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - O CASO DO BRASIL. Revista Trabalho Necessário, [S. l.], v. 10, n. 14, 2012. DOI: 10.22409/tn.10i14.p6858. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6858. Acesso em: 19 sep. 2026.

