EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PAULISTA NA ANTESSALA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: VENCE E NOVOTEC NO CENTRO PAULA SOUZA, 2012-2020

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52758

Resumo

Na perspectiva do ensino médio integrado ao técnico e como educação permanente, o artigo discute que os programas Vence e Novotec, no Centro Paula Souza, anteciparam a reforma do ensino médio no Estado de São Paulo com tendência de serem modelo para a reforma em outras redes de ensino. Como metodologia utilizou-se fonte documental da legislação referente aos programas e arquivos institucionais. Conclui-se que estes programas tendem a aprofundar a dualidade na rede estadual de ensino, a preparar os estudantes para atividades laborais precárias e, ainda, ameaçam o futuro dos cursos integrados.

Palavras-chave: Centro Paula Souza; cursos integrados; Programa Vence; Programa Novotec; reforma do ensino médio.

Palavra-chave: Centro Paula Souza; cursos integrados; Programa Vence; Programa Novotec; reforma do ensino médio.

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Biografia do Autor

  • Elydimara Durso dos Reis, Faculdade de Educação da USP (FEUSP)

    Mestranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação da FEUSP

  • Felipe Alencar, Universidade de São Paulo (USP)

    Mestrando em Educação na Faculdade de Educação da USP. Pedagogo da Universidade Federal do ABC.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PAULISTA NA ANTESSALA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: VENCE E NOVOTEC NO CENTRO PAULA SOUZA, 2012-2020. (2022). Revista Trabalho Necessário, 20(41), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52758