PRONATEC: AMPLIAÇÃO DAS AÇÕES FRAGMENTÁRIAS E INTENSIFICAÇÃO DA PRIVATIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR

Auteurs

  • Jaqueline Ventura
  • Ludmila Lessa
  • Samantha Souza

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.16i30.p10091

Mots-clés:

Educação profissional, pronatec, bolsa-formação.

Résumé

Este estudo objetiva analisar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), especialmente a sua iniciativa Bolsa-Formação, tomando por base os documentos oficiais do programa no período entre 2011 e 2013. Apresenta o que é e como está estruturado o Pronatec, bem como sua amplitude e seu alcance. Discute, também, as implicações políticas do tipo de qualificação profissional priorizada nesse programa com o esforço de análise de seus limites e suas contradições. O texto conclui que as ações do Pronatec intensificam o processo de privatização da formação do trabalhador.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Publiée

2018-11-21