A CULTURA MATERIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE SUA TRANSFORMAÇÃO - O ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (1909-1985)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40513Mots-clés :
Educação Profissional, Memória e História, Cultura Material, Acervo FotográficoRésumé
É resultado de uma longa e profícua relação da pesquisadora com o acervo de memória institucional do Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). No estudo parte do pressuposto de que imagens fotográficas “são documentos que informam sobre a cultura, o movimento da história, dos sujeitos sociais e da educação vivida”. Defendendo a análise das mesmas “em um movimento de intertextualidade”, afirma que as fotografias possibilitam a recuperação da historicidade da Educação Profissional. Com base no referencial marxista, destaca a fotografia “como fonte histórica, como mediação ou processo social complexo subjacente à sua representação” e defende a importância da sua produção social para a compreensão do significado da cultura material presente nas escolas.
Téléchargements
Références
CARONE, Edgar. A República Velha: instituições e classes sociais. São Paulo: DIFEL, 1978.
______. República Nova (1937-1945). 3ª. ed. São Paulo: DIFEL, 1982.
______. República Liberal II. Evolução política (1946-1964). São Paulo: Difusão Editorial, 1985.
Kossoy, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. 5ª. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.
MARX, Karl. O Capital (Crítica da Economia Política). 2 vols. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.

