BREVES CARTAS A UMA JOVEM PROFESSORA, ALGUNS POEMAS E OUTROS RELATOS - ANA LÚCIA ESPÍNDOLA (IN MEMORIAN)

Auteurs

  • Léa de Lourdes Calvão da Silva

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v18i35.40516

Mots-clés:

Relatos, Espaços de Formação, Trajetória Profissional, Memórias de Educadora

Résumé

Ao apresentar o memorial de Ana Lúcia Espíndola - Breves cartas a uma jovem professora, alguns poemas e outros relatos -  como parte da defesa para progressão de Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, preciso começar com esse depoimento porque ela, pessoa de compartilhamentos, ali criou e reforçou espaços para inesgotáveis perguntas e para a busca de caminhos de conhecimentos que falassem do mundo e de nossas possibilidades de nele interferir.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Références

LAHIRE, B. Culture écrite et einegalités scolaires. Lyon: Presses Universitaires, 1993.

MUHANA, A. O gênero epistolar: diálogo per absentiam. Discurso, (31), 329-346, 2000. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2000.38043.

NOGUEIRA, M. A. NOGUEIRA, C. A sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade. Vol. 23, n. 78, p. 15-35, 2002.

ROMANELLI, G. Família de camadas médias e escolarização superior dos filhos: O estudante trabalhador. NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em famílias de camadas populares e médias. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

VIANA, M. J. B. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.;

ZAGO, N. (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em famílias de camadas populares e médias. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares: As contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em famílias de camadas populares e médias. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Publiée

2020-01-23