CIRCUITOS EDUCATIVOS: A ESCOLA MODERNA N. 1 E OS GINÁSIOS VOCACIONAIS NOTURNOS, UM ESTUDO COMPARATIVO

Auteurs

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes
  • Doris Accioly e Silva

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4554

Mots-clés:

Educação libertária, ginásio vocacional, educação e trabalho.

Résumé

O trabalho apresenta resultados iniciais de projeto de pesquisa mais amplo sobre práticas culturais e educativas desenvolvidas pelo movimento operário ou direcionadas aos trabalhadores pelos setores dominantes no decorrer do século XX, especificamente no estado de São Paulo. É nosso objetivo específico localizar/destacar o percurso do ideário anarquista, traduzido num conjunto de prescrições práticas para a organização da denominada Escola Moderna n.1 por grupos anarquistas, entre 1912 e 1919, tomado comparativamente ao projeto pedagógico dos Ginásios Vocacionais Noturnos, uma iniciativa de política pública de educação, nos anos 1960, destinada a jovens e adultos trabalhadores.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Publiée

2018-06-13

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático