CIRCUITOS EDUCATIVOS: A ESCOLA MODERNA N. 1 E OS GINÁSIOS VOCACIONAIS NOTURNOS, UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes
  • Doris Accioly e Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4554

Palavras-chave:

Educação libertária, ginásio vocacional, educação e trabalho.

Resumo

O trabalho apresenta resultados iniciais de projeto de pesquisa mais amplo sobre práticas culturais e educativas desenvolvidas pelo movimento operário ou direcionadas aos trabalhadores pelos setores dominantes no decorrer do século XX, especificamente no estado de São Paulo. É nosso objetivo específico localizar/destacar o percurso do ideário anarquista, traduzido num conjunto de prescrições práticas para a organização da denominada Escola Moderna n.1 por grupos anarquistas, entre 1912 e 1919, tomado comparativamente ao projeto pedagógico dos Ginásios Vocacionais Noturnos, uma iniciativa de política pública de educação, nos anos 1960, destinada a jovens e adultos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Moraes, C. S. V., & e Silva, D. A. (2018). CIRCUITOS EDUCATIVOS: A ESCOLA MODERNA N. 1 E OS GINÁSIOS VOCACIONAIS NOTURNOS, UM ESTUDO COMPARATIVO. Revista Trabalho Necessário, 16(29), 54-77. https://doi.org/10.22409/tn.16i29.p4554

Edição

Seção

Artigos do Número Temático