A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DA CASA FAMILIAR RURAL DE GURUPÁ/PA

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/tn.v18i37.46290

Mots-clés:

Experiência, Casa Familiar Rural e Educação

Résumé

A Casa Familiar Rural (CFR) de Gurupá fica localizada na Amazônia paraense, município de Gurupá, Ilha de Marajó. Desenvolveu o ensino médio integrado à educação profissional do Campo, mediado pela Pedagogia da Alternância; uma experiência educativa de resistência em contraposição ao modelo hegemônico, que pensa a educação voltada para a realidade local. A experiência é entendida como categoria material, social e histórica, estabelecida por homens e mulheres em seu modo de produzir a vida material, nas relações de produção e forças produtivas que condicionam a vida social, produzindo o mundo real e sua própria história (THOMPSON, 1981). A hipótese emergiu diante do fato que a CFR realiza a Educação do Campo, um processo formativo mediado pela Pedagogia da Alternância, que alterna tempos e espaços, integrando saberes da família, da comunidade e da escola. 

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Références

MARX, K. O 18 de Brumário de Luiz Bonaparte, tradução e notas de Nélio Schneider; prólogo de Herbert Marcuse. São Paulo: Boitempo, 2011. (Coleção Marx e Engels).

MÉSZAROS, I. A Crise Estrutural do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.

KOSIK, K. Dialética do concreto, tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

THOMPSON, E. P. A Miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Publiée

2020-09-23