NEGAÇÃO DO SABER SISTEMATIZADO AOS PESCADORES DA COLÔNIA Z-16: LUTA E ESPERANÇA

Auteurs

  • Egídio Martins Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá

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https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50710

Résumé

O artigo analisa a concepção do saber sistematizado dos pescadores da Colônia Z-16, no município de Cametá (PA), articulado com os desafios de acesso e permanência na escola, destacando as interferências da negação desse saber na vida dos sujeitos pesquisados. É uma pesquisa do tipo estudo de caso, apoiada no materialismo histórico-dialético. Utilizamos entrevistas semiestruturadas; a análise dos dados seguiu orientações da análise de conteúdo. O saber sistematizado com qualidade é negado à classe trabalhadora e as políticas públicas da educação básica não atendem a todos.

Palavras-chave: Negação do saber institucionalizado; Educação básica; Pescadores da Z-16.

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Biographie de l'auteur

Egídio Martins, Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017), mestre em Educação (UFPA-2011). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Diretor da Faculdade de Educação da UFPA/Cametá. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC – Campus de Cametá/UFPA).

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