EDUCAR O POVO PARA CONSOLIDAR A REVOLUÇÃO. A CONTRIBUIÇÃO DE SAMORA MOISÉS MACHEL

Auteurs

  • Sonia Maria Rummert Universidade Federal Fluminense 0000-0003-1187-8786
  • Jaqueline Ventura Universidade Federal Fluminense

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https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50985

Résumé

Apresentamos a reprodução do Caderno Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder, escrito por Samora Machel, publicado, inicialmente, em 1974 pelo Departamento de Informação e Propaganda da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido político fundado 1962, com o objetivo libertar Moçambique do domínio colonial português. Em 1979, o mesmo texto foi reeditado pelo Departamento de Trabalho Ideológico do Partido da Luta Armada pela Libertação Nacional da FRELIMO, na versão que ora trazemos aos leitores.

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Bibliographies de l'auteur

Sonia Maria Rummert, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV/RJ (1986) e doutora em Ciências Humanas - Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007). Representante do GT Trabalho e Educação no Comitê Científico da ANPEd (2010-2012) e Coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd (2012-2015). É Professora Associada (Aposentada) da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Trabalho e Educação, com ênfase em educação básica e profissional de Jovens e Adultos Trabalhadores. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Líder do Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores - EJATrab (CNPq). É, também, professora Associada do Programa de Doutoramento em Formação de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Jaqueline Ventura, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF). Coordenadora do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados em Trabalho e Educação (Neddate – UFF). Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJATrab UFF – CNPq).

Publiée

2021-11-12