EDUCAR O POVO PARA CONSOLIDAR A REVOLUÇÃO. A CONTRIBUIÇÃO DE SAMORA MOISÉS MACHEL

Auteurs

  • Sonia Maria Rummert Universidade Federal Fluminense Auteur 0000-0003-1187-8786
  • Jaqueline Ventura Universidade Federal Fluminense Auteur

DOI :

https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50985

Résumé

Apresentamos a reprodução do Caderno Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder, escrito por Samora Machel, publicado, inicialmente, em 1974 pelo Departamento de Informação e Propaganda da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido político fundado 1962, com o objetivo libertar Moçambique do domínio colonial português. Em 1979, o mesmo texto foi reeditado pelo Departamento de Trabalho Ideológico do Partido da Luta Armada pela Libertação Nacional da FRELIMO, na versão que ora trazemos aos leitores.

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Biographies des auteurs

  • Sonia Maria Rummert, Universidade Federal Fluminense
    Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV/RJ (1986) e doutora em Ciências Humanas - Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007). Representante do GT Trabalho e Educação no Comitê Científico da ANPEd (2010-2012) e Coordenadora do GT Trabalho e Educação da ANPEd (2012-2015). É Professora Associada (Aposentada) da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Trabalho e Educação, com ênfase em educação básica e profissional de Jovens e Adultos Trabalhadores. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Líder do Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores - EJATrab (CNPq). É, também, professora Associada do Programa de Doutoramento em Formação de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Jaqueline Ventura, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE/UFF). Coordenadora do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados em Trabalho e Educação (Neddate – UFF). Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJATrab UFF – CNPq).

Publiée

2021-11-12

Comment citer

EDUCAR O POVO PARA CONSOLIDAR A REVOLUÇÃO. A CONTRIBUIÇÃO DE SAMORA MOISÉS MACHEL. (2021). Revista Trabalho Necessário, 19(40), 410-415. https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50985