NECESSIDADES SENTIDAS: ENSAIO SOBRE LUTAS COMUNITÁRIAS EM TERRITÓRIOS RURAIS EM CUBA E NA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE- BRASIL

Autores

  • Jesus Jorge Pérez García Pontifícia Universidade Católica - Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52512

Resumo

Este ensaio apresenta resultados de experiências de pesquisa de doutorado realizada de 2010 a 2015 em Cuba e na Amazônia Tocantina Paraense (Brasil), desde 2020, tendo o trabalho comunitário e as necessidades sentidas da comunidade como objetos de estudo. De base materialista histórico-dialética, são utilizados revisão de literatura, observações e anotações de campo. A articulação destas pesquisas indica que as comunidades rurais se mobilizam por necessidades sentidas comuns, permeadas de cultura, que os fazem continuar lutando, resistindo e vivendo.
Palavras-chave: Comunidades rurais; Trabalho comunitário; Necessidades sentidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Ricardo Jardim. Necessidade e Desejo: Um diálogo entre Freud e Marx. Disponível em: https://nazagaenasartes.wordpress.com/2013/06/05/necessidade-e-desejo-um-dialogo-entre-freud-e-marx/. Acesso em 12 de novembro de 2021.

BRASIL. Resolução Nacional 08/2012, de 20 de novembro de 2012, Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Conselho Nacional de Educação (CNE) – Câmara de Educação Básica. MEC. Brasília, 2012.

_____. O parecer da Resolução CNE/CEB 08/2012. Conselho Nacional de Educação (CNE) – Câmara de Educação Básica. MEC. Brasília, 2012.

_____. Convenção n° 169. Sobre povos indígenas e tribais e Resolução referente à ação da OIT / Organização Internacional do Trabalho. - Brasília: OIT, 2011.1 v.

BERNARDO, Aristides Ariel. O campo da sociologia das emoções: relevância acadêmica e perspectivas de análise. Revista Urutágua - Revista Acadêmica Multidisciplinar. Universidade Estadual de Maringá. nº 34, jun/nov. 2016.

BRAZ, Norma. Necessidades humano-sociais: ensaio sobre a atualização das necessidades radicais. Argumentum, Vitória (ES), v. 5, n.2, jul./dez. 2013.

BLANCO Pérez, A. Introducción a la Sociología de la Educación. Ciudad de la Habana. Cuba: Instituto Superior de Pedagogía. Enrique José Varona, 1997.

CALDART, Roseli Salete et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CASTRO R, F. Resumen Mesa Redonda Informativa. NNT. Cuba. 2003. Pag.11.

_________. La historia me absolverá. La Habana: Editora Ciencias Sociales, 2007.

CRUZ, Valter do Carmo. Povos e comunidades tradicionais. In: CALDART, Roseli Salete et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

GARCÍA, Jesús J. P. La comuna, sitio de intervención y transformación comunitaria. Convención Internacional de Medio Ambiente. Habana. Cuba, 2014.

GARCÍA, Jesús J. P. Estrategia de Educación Ambiental para la Empresa Transporte Agropecuario. 2016. 312. Tesis (Doctoral de Medio Ambiente) - Universidad de Ciencias Pedagógicas. La Habana.

__________________. Memorias de la Revolución Cubana: “Campesino a Campesino” como experiencia de participación popular. MAGALHÃES, Lívia Diana R.; TIRIBA, Lia. Experiência: o termo ausente? Sobre história, memória, trabalho e educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

HELLER, Ágnes. Teoría de las necesidades en Marx. Barcelona: Península, 1978.

MARTÍ, José. Ideário Pedagógico. La Habana: Centro de Estudios Martianos, 2015.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

__________. O Capital I. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. 2ª ed. Nova York: Harper & Row, 1970.

MARON, W.M. A motivação de Maslow a Freud. Gestão em Foco. Universidade Santa Cruz, 2015. Disponível em: https://www.unisantacruz.edu.br/v4/download/gestao-em-foco/2015/a-motivacao-de-maslow-a-freud.pdf. Acesso em 10 de novembro de 2021.

MIRANDA, Ellen R. S. Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em Comunidade Quilombola no Nordeste Paraense. 2019. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – UFPA, Cametá.

____________________; COSTA, Valdirene R. Relatórios I, II, III da Coordenação de Formação da Educação Escolar Quilombola. Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEC, Mocajuba/PA: 2021.

____________________; COSTA, Valdirene R., GARCÍA; J. J. P. Pedagogia[s] de Comunidades Quilombolas: como pretagogizar experiências de implementação da resolução 08/2012, em Mocajuba, Amazônia Paraense? Anais: IV Colóquio Nacional Políticas e Sociedades. Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC, Universidade Federal do Pará, Campus Cametá. 2021.

NOSELLA, Paolo. Trabalho e educação: território e globalização. In: Colóquio de pesquisa em instituições escolares: pedagogias alternativas, Anais[...]. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, 9 a 11 nov. 2011.

PRIMERANO, Rodrigo Carrillo. La percepción como fundamento de la identidad personal. 2015. 366f. Tesis (Doctoral em Filosofía) - Universidad de Barcelona, Barcelona.

PEREIRA, Edir A. D. As encruzilhadas das Territorialidades Ribeirinhas: Transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia Tocantina Paraense. 2014. 312f. Tese (Doutorado em Geografia) - UFF, Niterói.

______(coord.). Cartografia Social e Práticas Educativas: Memória e Identidade em Comunidades Remanescentes de Quilombos da Amazônia Tocantina Paraense. Projeto de Pesquisa e Extensão. Faculdade de Educação, UFPA, Campus Cametá, Pará, 2020-2022.

RAMONET, Ignácio. Fidel Castro: biografia a duas vozes. São Paulo: Boitempo, 2016.

SANTOS, Milton. O retorno do território. In.: SOUZA, Maria Adélia; SILVEIRA, María Laura. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília, 2015.

SOSA et al. Revolução Agroecológica. Movimento Camponês a Camponês de la ANAP en Cuba. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução as pesquisas em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

THOMPSON, E. P. The politics of theory. In: SAMUEL, Raphael. (ed.) People’s history and socialist theory. London: Routledge, 1981.

________________. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987. V.1.

________________. Costumes em Comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Pérez García, J. J. (2022). NECESSIDADES SENTIDAS: ENSAIO SOBRE LUTAS COMUNITÁRIAS EM TERRITÓRIOS RURAIS EM CUBA E NA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE- BRASIL. Revista Trabalho Necessário, 20(41), 01-23. https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52512