NECESSIDADES SENTIDAS: ENSAIO SOBRE LUTAS COMUNITÁRIAS EM TERRITÓRIOS RURAIS EM CUBA E NA AMAZÔNIA TOCANTINA PARAENSE- BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i41.52512Resumo
Este ensaio apresenta resultados de experiências de pesquisa de doutorado realizada de 2010 a 2015 em Cuba e na Amazônia Tocantina Paraense (Brasil), desde 2020, tendo o trabalho comunitário e as necessidades sentidas da comunidade como objetos de estudo. De base materialista histórico-dialética, são utilizados revisão de literatura, observações e anotações de campo. A articulação destas pesquisas indica que as comunidades rurais se mobilizam por necessidades sentidas comuns, permeadas de cultura, que os fazem continuar lutando, resistindo e vivendo.
Palavras-chave: Comunidades rurais; Trabalho comunitário; Necessidades sentidas.
Downloads
Referências
ANDRADE, Ricardo Jardim. Necessidade e Desejo: Um diálogo entre Freud e Marx. Disponível em: https://nazagaenasartes.wordpress.com/2013/06/05/necessidade-e-desejo-um-dialogo-entre-freud-e-marx/. Acesso em 12 de novembro de 2021.
BRASIL. Resolução Nacional 08/2012, de 20 de novembro de 2012, Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Conselho Nacional de Educação (CNE) – Câmara de Educação Básica. MEC. Brasília, 2012.
_____. O parecer da Resolução CNE/CEB 08/2012. Conselho Nacional de Educação (CNE) – Câmara de Educação Básica. MEC. Brasília, 2012.
_____. Convenção n° 169. Sobre povos indígenas e tribais e Resolução referente à ação da OIT / Organização Internacional do Trabalho. - Brasília: OIT, 2011.1 v.
BERNARDO, Aristides Ariel. O campo da sociologia das emoções: relevância acadêmica e perspectivas de análise. Revista Urutágua - Revista Acadêmica Multidisciplinar. Universidade Estadual de Maringá. nº 34, jun/nov. 2016.
BRAZ, Norma. Necessidades humano-sociais: ensaio sobre a atualização das necessidades radicais. Argumentum, Vitória (ES), v. 5, n.2, jul./dez. 2013.
BLANCO Pérez, A. Introducción a la Sociología de la Educación. Ciudad de la Habana. Cuba: Instituto Superior de Pedagogía. Enrique José Varona, 1997.
CALDART, Roseli Salete et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CASTRO R, F. Resumen Mesa Redonda Informativa. NNT. Cuba. 2003. Pag.11.
_________. La historia me absolverá. La Habana: Editora Ciencias Sociales, 2007.
CRUZ, Valter do Carmo. Povos e comunidades tradicionais. In: CALDART, Roseli Salete et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogía del Oprimido. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
GARCÍA, Jesús J. P. La comuna, sitio de intervención y transformación comunitaria. Convención Internacional de Medio Ambiente. Habana. Cuba, 2014.
GARCÍA, Jesús J. P. Estrategia de Educación Ambiental para la Empresa Transporte Agropecuario. 2016. 312. Tesis (Doctoral de Medio Ambiente) - Universidad de Ciencias Pedagógicas. La Habana.
__________________. Memorias de la Revolución Cubana: “Campesino a Campesino” como experiencia de participación popular. MAGALHÃES, Lívia Diana R.; TIRIBA, Lia. Experiência: o termo ausente? Sobre história, memória, trabalho e educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.
HELLER, Ágnes. Teoría de las necesidades en Marx. Barcelona: Península, 1978.
MARTÍ, José. Ideário Pedagógico. La Habana: Centro de Estudios Martianos, 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
__________. O Capital I. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MASLOW, A. H. Motivation and personality. 2ª ed. Nova York: Harper & Row, 1970.
MARON, W.M. A motivação de Maslow a Freud. Gestão em Foco. Universidade Santa Cruz, 2015. Disponível em: https://www.unisantacruz.edu.br/v4/download/gestao-em-foco/2015/a-motivacao-de-maslow-a-freud.pdf. Acesso em 10 de novembro de 2021.
MIRANDA, Ellen R. S. Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em Comunidade Quilombola no Nordeste Paraense. 2019. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) – UFPA, Cametá.
____________________; COSTA, Valdirene R. Relatórios I, II, III da Coordenação de Formação da Educação Escolar Quilombola. Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEC, Mocajuba/PA: 2021.
____________________; COSTA, Valdirene R., GARCÍA; J. J. P. Pedagogia[s] de Comunidades Quilombolas: como pretagogizar experiências de implementação da resolução 08/2012, em Mocajuba, Amazônia Paraense? Anais: IV Colóquio Nacional Políticas e Sociedades. Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura – PPGEDUC, Universidade Federal do Pará, Campus Cametá. 2021.
NOSELLA, Paolo. Trabalho e educação: território e globalização. In: Colóquio de pesquisa em instituições escolares: pedagogias alternativas, Anais[...]. São Paulo: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, 9 a 11 nov. 2011.
PRIMERANO, Rodrigo Carrillo. La percepción como fundamento de la identidad personal. 2015. 366f. Tesis (Doctoral em Filosofía) - Universidad de Barcelona, Barcelona.
PEREIRA, Edir A. D. As encruzilhadas das Territorialidades Ribeirinhas: Transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia Tocantina Paraense. 2014. 312f. Tese (Doutorado em Geografia) - UFF, Niterói.
______(coord.). Cartografia Social e Práticas Educativas: Memória e Identidade em Comunidades Remanescentes de Quilombos da Amazônia Tocantina Paraense. Projeto de Pesquisa e Extensão. Faculdade de Educação, UFPA, Campus Cametá, Pará, 2020-2022.
RAMONET, Ignácio. Fidel Castro: biografia a duas vozes. São Paulo: Boitempo, 2016.
SANTOS, Milton. O retorno do território. In.: SOUZA, Maria Adélia; SILVEIRA, María Laura. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília, 2015.
SOSA et al. Revolução Agroecológica. Movimento Camponês a Camponês de la ANAP en Cuba. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução as pesquisas em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
THOMPSON, E. P. The politics of theory. In: SAMUEL, Raphael. (ed.) People’s history and socialist theory. London: Routledge, 1981.
________________. A formação da classe operária inglesa: a árvore da liberdade. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987. V.1.
________________. Costumes em Comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.