A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53629Résumé
Apresenta-se uma análise do empresariamento da educação, evidenciando as articulações entre Estado capitalista e universo corporativo. A partir dessa estratégia, associando as dimensões políticas e econômicas, produz-se um deslocamento das decisões do campo das instituições públicas para o setor de negócios. Impõem-se na gestão pública padrões do gerencialismo empresarial. Para relocalizar a educação no campo da produção de teorias e práticas críticas, urge superar a ideologia do neoliberalismo responsável pelo agravamento da violência e da guerra civil. Redefinir os rumos da educação supõe lutar pela educação democrática e a superação do capitalismo.
Palavras-chave: Estado capitalista. Empresas de educação. Neoliberalismo. Educação democrática.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ADRIÃO, T. et al. Uma modalidade peculiar de privatização da educação pú- blica: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 799-818, 2009. Disponível em: http://www.scie- lo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em 21 de abril de 2017.
ADRIÃO, T; DOMICIANO, C. A. A educação pública e as corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação do investimento no Brasil. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2018.
BASTOS, R. B. No profit left behind: os efeitos da economia política global sobre a educação básica. 2017. 326f. Tese (Doutorado em Educação) - UFC, Fortaleza.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidente da República.
CANÇADO, V. L. et al. Comprometimento organizacional e práticas de recursos humanos: o caso da empresa XSA. Revista de Administração Mackenzie, vol. 7, n. 3, 2006.
CLEGG, S. R. Tecnologia, instrumentalidade e poder nas organizações. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 32(5):68-95, nov./dez., 1992.
GROHMAN, R. Plataformas e trabalho (in)decente no Brasil. Blog da Boitempo. São Paulo, 17 de março de 2022. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2022/03/17/plataformas-e-trabalho-indecente-no- brasil/
INSTITUTO TRICONTINENTAL DE PESQUISA SOCIAL. Big Techs e os desafios atuais para a luta de classes, Dossiê nº 46, São Paulo: Expressão Popular, 2021.
JAPPE, A. Alienação, reificação e fetichismo da mercadoria. Limiar, v. 1, n. 2, 1º semestre de 2014.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MARTINS, E. M.. Empresariamento da educação básica na América Latina: redes empresariais prol educação. 2019. 253f. Tese (Doutorado em Educação) - UNICAMP, Campinas.
MARX, K. Contribuição à crítica do direito de Hegel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
MÉSZÁROS, I. Para além do Leviatã. Crítica do Estado. 1. ed., São Paulo: Boitempo, 2021.
PEIXOTO, E. M. de M. Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil: o problema da prática. Goiânia: Edições Gárgula: Editora Kelps, 2021.
POSTONE, M, Temps, travail et domination sociale. Une réinterprétation de la théorie critique de Marx. Paris: Mille et une nuits, 2009.
PRADO, E. O deus subterrâneo do capitalismo. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/tag/eleuterio-prado/. Acesso em 22 de abril de 2022.
ROSAR, M. F. F.. Administração escolar – um problema educativo ou empresarial. Campinas: Autores Associados, 2019.
SAUVÊTRE, P. et al. A escolha da guerra civil. Uma outra história do neoliberalismo. São Paulo: Elefante, 2021.
SAVIANI, D; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes. Campinas: Autores Associados, 2021.
SEKI, A. K. Determinações do capital financeiro no Ensino Superior: fundo público, regulamentações e formação de oligopólios no Brasil (1990-2018). 2020. 437f. Tese (Doutorado em Educação) - UFSC, Florianópolis.
SILVA, C. L. M. da; VIZEU, F. Análise institucional de práticas formais de estratégia. RAE, out./dez., 2007.
SILVA, R. R. D. da. Por onde reconstruir a educação brasileira. Boletim Outras Palavras, 16 de março de 2022.
TELES, E. Do poder do soberano ao inimigo íntimo. In: SAUVÊTRE, P. et al. A escolha da guerra civil. Uma outra história do neoliberalismo. São Paulo: Elefante, 2021, p. 9.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação: Uma Agenda Urgente. Reflexões do Con- gresso Internacional realizado pelo Todos pela Educação. Brasília: Moderna, 2011.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.