A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53629

Résumé

Apresenta-se uma análise do empresariamento da educação, evidenciando as articulações entre Estado capitalista e universo corporativo. A partir dessa estratégia, associando as dimensões políticas e econômicas, produz-se um deslocamento das decisões do campo das instituições públicas para o setor de negócios. Impõem-se na gestão pública padrões do gerencialismo empresarial. Para relocalizar a educação no campo da produção de teorias e práticas críticas, urge superar a ideologia do neoliberalismo responsável pelo agravamento da violência e da guerra civil. Redefinir os rumos da educação supõe lutar pela educação democrática e a superação do capitalismo.

Palavras-chave: Estado capitalista. Empresas de educação. Neoliberalismo. Educação democrática.

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Biographie de l'auteur

Maria de Fátima Félix Rosar, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1982), doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento da educação realizado na Faculdade de Educação da USP (1999). Atuou como docente na Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual de Campinas.Atualmente, realiza pesquisas e coordena no Maranhão o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) cuja coordenação geral encontra-se no Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Visitante Sênior da Universidade Estadual do Maranhão (início: 2016).Tem experiência na área de Educação, com ênfase na área de Política e Administração de Sistemas Educacionais e no ensino e pesquisa na área de Filosofia e História da Educação, dedicando-se aos seguintes temas: política educacional, historiografia, história da educação, interdisciplinaridade, administração educacional e financiamento da educação básica.

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Publiée

2022-07-22