OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSÉ RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

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https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55182

Résumé

O livro de José Rodrigues, intitulado Os empresários e a educação superior, é pequeno na forma, mas grandioso no propósito e no conteúdo. Resgatar essa obra 15 anos depois de publicada é tarefa fundamental para todos aqueles que se propõem a entender os desafios da educação brasileira. Um estudo importante de ser retomado nos dias de hoje, quando novas dinâmicas de mercantilização e financeirização se inserem na educação superior e aprofundam o caráter privatizante das reformas em curso há mais de cinquenta anos no Brasil. O estatuto de clássico e ao mesmo tempo a atualidade do referido livro pode ser verificado pela riqueza de definições, princípios e conceitos apresentados e que o autor busca difundir ao longo de sua trajetória pujante no campo educacional, com contribuições importantíssimas para as reflexões acerca do empresariamento da educação.

Palavras-chave: Empresariamento da educação. Educação superior.
Mercantilização da educação.

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Biographie de l'auteur

Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e colaboradora do
Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas
Populares (PPGEduc – UFRRJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro (UFRJ).

Références

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Anexo I - José Rodrigues e seus escritos

Livros:

RODRIGUES, J. Os empresários e a educação superior. Campinas: Autores Associados, 2007, v.1. p.95.

RODRIGUES, J. A educação politécnica no Brasil. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1998, v.1. p.120.

RODRIGUES, J. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998, v.1. p.153.

Livros organizados:

MIRANDA, K; RODRIGUES, J. (orgs.). Cultura contra a barbárie. São Paulo: Usina Editorial, 2022 p.296.

RODRIGUES, J. (org.) A universidade brasileira rumo à Nova América: pós-modernismo, shopping center e educação superior. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012, v.1. p.174.

Capítulos de livros

MIRANDA, K; RODRIGUES, J. Apresentação In: Cultura contra a barbárie.1 ed. São Paulo: Usina Editorial, 2022, p. 11-15.

MIRANDA, K; RODRIGUES, J. Sobre o teatro épico em perspectiva pedagógica. In: Cultura contra a barbárie.1 ed. São Paulo: Usina Editorial, 2022, p. 23-43.

RODRIGUES, J. Sonho de menina In: Cultura contra a barbárie.1 ed. São Paulo: Usina Editorial, 2022, p. 291-294.

MIRANDA, K; RODRIGUES, J. A luta de classes sem drama: uma análise de Revolução na América do Sul de Augusto Boal In: Cultura de classe e resistências artísticas.1 ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2018, p. 103-125.

MIRANDA, K; RODRIGUES, J. Trabalho e educação: perfil de formação da classe trabalhadora em um pais dependente como o Brasil In: Educação e serviço social: subsídios para uma análise crítica.1 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, p. 85-111.

RODRIGUES, J. Por um programa de transição para a educação: em defesa da concepção marxista de formação politécnica. In: Caminhos da politecnia: 30 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.1ed. Rio de Janeiro: EPSJV-FIOCRUZ, 2016, p. 357-401.

REIS, R. R; RODRIGUES, J. Nós, os educadores, que amávamos tanto a revolução: origens, desenvolvimento e crise do campo trabalho-educação In: Trabalho, estranhamento e emancipação.1 ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2015, v.1, p. 187-221.

RODRIGUES, J. A aventura de uma pesquisa In: A universidade brasileira rumo à Nova América: pós-modernismo, shopping center e educação superior.1 ed. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012, p.20.

RODRIGUES, J. A universidade rumo à Nova América: um simulacro pós-moderno e a mercantilização da educação superior. In: A universidade brasileira rumo à Nova América: pós-modernismo, shopping center e educação superior.1 ed. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012, p. 21-52.

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Publiée

2022-07-22