EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA CONCEPÇÃO EM DISPUTA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55215Résumé
ÉDUCATION INTÉGRALE : un concept contesté
Sommaire:
Le présent article consiste en la présentation de l'éducation intégrale du point de vue des projets éducatifs en litige. Nous prendrons comme éducation intégrale, celle qui se fonde sur la conception critique et vise à dépasser la société capitaliste et l'instauration du socialisme. Or, il s'agit d'un terme couramment repris par les discours hégémoniques, dans une perspective totalement différente de celle que nous défendons. Par conséquent, comprendre comment la classe dirigeante utilise cette catégorie est un effort essentiel pour déconstruire ses arguments et présenter une contre-argumentation cohérente.
Mots-clés : Éducation Intégrale, École Unitaire, Réforme de l'École Secondaire.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades socioeducativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União; Brasília, 26 de abril de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2022.
BRASIL. Lei nº 13.415. de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 19 de setembro de 2022.
_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial nº 1.145/2016 substituída pela Portaria Normativa Interministerial nº. 727/2017. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União: Brasília, 13 de maio de 2017. Disponível em: file:///C:/Users/debor/Downloads/Portaria%20N%C2%BA%20727,%20de%2013%20de%20junho%20de%202017.pdf. Acesso em 19 de setembro de 2022.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial de 2007: o desenvolvimento e a próxima geração – visão geral. Washington DC: Banco Mundial, 2006. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/416221468158073649/pdf/449630WDR0PORT1070overview01PUBLIC1.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2022.
CARVALHO, M. do C. B. O Lugar da Educação Integral na Política Social. Cadernos CENPEC, São Paulo, nº 02, 2006.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – CEI. O que é educação integral? YouTube, 7 de novembro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=glRCZUfjnIc. Acesso em 21 de fevereiro de 2022.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, Universidade do Estado do Rio De Janeiro, v. 17, nº 49, jan. – abr. 2012.
DARDOT, P.; LAVAL, C. La nouvelle raison du monde: essai sur le société néolibérale. Paris: La Découverte, 2009.
GAWRYSZEWSKI, B; MELLO, L. M. A agenda da produtividade da Confederação Nacional da Indústria: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
GÓMEZ, A. Competências ou pensamento prático? A construção dos significados de representação e ação. In: SACRISTÁN, J. G. Educar por competências. O que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
GRAMSCI, A. Caderno 11. Introdução ao estudo da filosofia. Introdução e seções I e II. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v. 1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição C. N. Coutinho, M. A. Nogueira e Henriques, L. S. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, A. Caderno 12. Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v. 2. Intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo, 2001.
GRAMSCI, A. Odeio os indiferentes: escritos de 1917, tradução Daniela Mussi, Alvaro Bianchi. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
GUARÁ, I. M. R. É Imprescindível Educar Integralmente. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 1, nº 2, 2006.
INSTITUTO AYRTON SENNA. O que é educação integral para o Instituto Ayrton Senna. YouTube, 5 de setembro de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A8avOMyFNyY. Acesso em 21 de fevereiro de 2022.
IU - INSTITUTO UNIBANCO. Ensino Médio: como aumentar a atratividade e evitar a evasão? São Paulo - SP: Fundação Santillana, 2011a. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2013/07/ensino_medio-como_aumentar_a_atratividade_e_evitar_a_evasao.pdf. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
IU - INSTITUTO UNIBANCO. Avaliação de impacto dos fatores escolares na evasão. São Paulo - SP: Fundação Santillana. 2011b. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2013/07/ensino_medio-como_aumentar_a_atratividade_e_evitar_a_evasao.pdf. Acesso em 19 de setembro de 2022.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, nº139, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00331.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2021.
MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
MELLO, L. M. de; GAWRYSZEWSKI, B. A agenda da produtividade da confederação nacional da indústria: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? Revista Pedagógica, v. 22, 2020.
QUADROS, S. F; KRAWCZYK, N. R. Educando pelas métricas do mercado: as propostas do empresariado para a juventude da classe trabalhadora e a reforma do ensino médio. SciELO Preprints, 2021. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2239/3724. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
RODRIGUES, J. Ainda a educação politécnica: o novo decreto da educação profissional e a permanência da dualidade estrutural. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 3 nº 2, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v3n2/02.pdf. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
SILVA, B. A. R. da. A concepção empresarial da educação integral e(m) tempo integral. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, nº 4, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NSGWd9T5BbVsrN9tc8djgcn/?lang=pt. Acesso em 10 de janeiro de 2022.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.