EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA CONCEPÇÃO EM DISPUTA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55215

Resumo

O presente artigo consiste na apresentação da educação integral sob a perspectiva dos projetos educacionais em disputa. Tomaremos como educação integral, aquela que se baseia na concepção crítica e visa a superação da sociedade capitalista e instauração do socialismo. Entretanto, esse é um termo comumente apropriado pelos discursos hegemônicos, em uma perspectiva totalmente distinta da que defendemos. Por isso, compreender como a classe dominante se vale dessa categoria é um esforço essencial para descontruir seus argumentos e apresentar contra argumentação consistente.

Palavras-chave: Educação Integral, Escola unitária, Reforma do Ensino Médio.

 

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Biografia do Autor

Debora Spotorno Moreira Machado Ferreira, Instituto Federal Fluminense

Doutoranda em Serviço Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Assistente social no Instituto Federal Fluminense, Campus Macaé.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

Spotorno Moreira Machado Ferreira, D. (2022). EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA CONCEPÇÃO EM DISPUTA. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-30. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55215