A ESCOLA ÚNICA DO TRABALHO E A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE MOISEY M. PISTRAK: REFLEXÕES SOBRE O LEGADO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55379

Résumé

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o legado da Pedagogia Socialista Soviética, principalmente no que se refere à compreensão da necessidade da relação entre trabalho e educação na formação humana. As reflexões pautam-se no estudo dos princípios e dos fundamentos da Escola Única do Trabalho, bem como da proposta e da experiência educacional desenvolvida por Moisey M. Pistrak.  Como resultado, destacamos que há legados importantes deixados pela Pedagogia Socialista Soviética, pois essa apresenta um arcabouço teórico e prático de experiências educacionais, nas quais podemos apoiar nossas práticas educativas, no caminho para repensarmos a relação trabalho, educação e ensino na atualidade, na busca pela formação humana integral de homens e mulheres. Afirmamos também, mesmo que brevemente, a importância da Pedagogia Socialista Soviética para o avanço da pedagogia marxista e para o enfretamento da Pedagogia do Capital na atualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho e educação; Pedagogia Socialista Soviética; Escola Única do Trabalho; Moisey M. Pistrak.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Marilei Leal da Cruz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora de Educação Infantil efetiva no município de Marmeleiro-PR.

Franciele Soares dos Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) . Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atuando no curso de Pedagogia e no programa de pós-graduação em educação da Unioeste- campus de Francisco Beltrão-PR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, trabalho e educação, ensino médio, pedagogias contra-hegemônicas e educação escolar , educação básica e formação de professores, movimentos sociais populares do campo e educação. Membro do grupo de pesquisa: Sociedade, trabalho e educação-GESTE- Unioeste- campus de Francisco Beltrão-PR.

Références

BAHNIUK, C. Os desafios da construção da Pedagogia Socialista em tempos de ofensiva do capital e crise sanitária. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, nº 49, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20681. Acesso em 6 de julho de 2022.

BAHNIUK, C.; DALMAGRO, S. L. P. Shulgin e a pedagogia soviética nos anos de 1920. In: Educação e Revolução: a Pedagogia Socialista Soviética. MORAES, Leandro E. P. POMAR, Valter. (orgs). São Paulo: ELAHP: Escola Latino-americana de História e Política, 2021.

CVERDLOV, Y. M. et al. Deliberação do Comitê Executivo Central de Toda a Rússia (1918). In: KRUPSKAYA, Nadezhda K. A Construção da Pedagogia Socialista. 1ª ed. São Paulo, Expressão Popular, 2017.

FREITAS, L. C. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, Moisey M. A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FREITAS, L. C. Escola Única do Trabalho. In: CALDART, Roseli S. FRIGOTTO, Gaudêncio (orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro. São Paulo: EPSJV. Expressão Popular, 2012.

FREITAS, Luiz C. Prefácio. In: KRUPSKAYA, Nadezhda N. A Construção da Pedagogia Socialista. 1 ed. São Paulo, Expressão Popular, 2017.

FREITAS, L. C. Pedagogia Socialista: importância e atualidade. Entrevista cedida ao centro de estudos Karl Marx, Região Agreste. YouTube, 19 de jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cuFPwwqZ3hY&t=2327s. Acesso em 13 de outubro de 2021.

FREITAS, L. C; CALDART, Roseli S. Apresentação. In: PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

KRUPSKAYA, N. K. A construção da Pedagogia Socialista. 1ª edição, São Paulo, Expressão Popular, 2017.

LUNATCHARSKY, Anatoli V. Proclamação do Comissário do Povo para a Educação (1917). In: KRUPSKAYA, Nadezhda K. A Construção da Pedagogia Socialista. 1ª edição, São Paulo, Expressão Popular, 2017a.

LUNATCHARSKY, A. V. Declaração sobre os Princípios Fundamentais da Escola Única do Trabalho (1918). In: KRUPSKAYA, Nadezhda K. A Construção da Pedagogia Socialista. 1ª edição, São Paulo, Expressão Popular, 2017b.

PISTRAK, M. M. A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Publiée

2022-11-11