A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: CRÍTICA DE QUE?

Auteurs

  • Eunice Schilling Trein Universidade Federal Fluminense

Résumé

Este texto aborda a temática da educação ambiental crítica num momento em que as
discussões sobre o tema do “desenvolvimento sustentável” e da “economia verde” se fizeram
presentes de maneira intensa tanto na sociedade brasileira quanto na sociedade mundial, em
grande parte, motivada pela realização da Conferência das Nações Unidas RIO+20.
Neste contexto também tivemos uma nova rodada de discussões que ocorreram durante o VII 
Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado em Salvador de 28 a 31 de março de
2012, sobre a proposta de diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. O texto
elaborado retornou ao Conselho Nacional de Educação para converter-se em orientação
normativa de maneira a reforçar a “obrigatoriedade das EA em todas as modalidades de
ensino”.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Eunice Schilling Trein, Universidade Federal Fluminense

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Références

AFONSO, Almerindo J.; ESTEBAN, Maria Teresa. Olhares e interfaces: reflexões críticas

sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010.

ALTVATER, Elmar. O preço da riqueza. São Paulo: UNESP, 1995.

O fim do capitalismo como o conhecemos. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 2010.

BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. In: Cadernos de

Pesquisa, v.35, n. 126, p. 539-564, set/dez, 2005.

CARVALHO, Isabel. Movimentos sociais e políticos de meio ambiente: a educação

ambiental onde fica? In: Cadernos do III Fórum de educação ambiental. SORRENTINO,

Marcos; TRAJBER, Rachel; BRAGA, Tânia (orgs.) São Paulo: Gaia, 1995.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental crítica: nomes e

endereçamentos de educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Coord.) Identidades da

educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, agosto/dezembro de 2012

CARVALHO, Isabel; SCOTTO, Gabriela. O meio ambiente em disputa: conflitos ambientais

e a luta por cidadania. In: Cadernos do IV Fórum de Educação Ambiental. INESC. Rio de

Janeiro, 1997.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

HAESBAERT, Rogério; PORTO-GOLÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial.

São Paulo: Editora UNESP, 2006.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação ambiental com compromisso social: o desafio

da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES,

Philippe Pomie; CASTRO, Ronaldo Souza de. Repensar e educação ambiental: um olhar

crítico. São Paulo: Cortez, 2009

LEFF, Enrique. Ecologia y Capital. México, DF: Siglo Veintiuno, 1994.

LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia

política. São Paulo: Cortez, 2012.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. MARX,

Karl. O capital. Tomo V, São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: HUCITEC, 1999.

MÉZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no Século XXI. São

Paulo: Boitempo, 2007.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história.

Campinas: Autores Associados, 2004.

, Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexôes

teóricas. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B. (org.) ... [et al.]. A questão ambiental no

pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

##submission.downloads##

Publiée

2022-11-11