FINANCIARISATION DE L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR, OLIGOPOLES ÉDUCATIFS ET PRODUCTIVISME ACADÉMIQUE : LE CONTEXTE DE MARCHÉ DE L'ÉDUCATION

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https://doi.org/10.22409/tn.v21i45.57340

Résumé

Basé sur une perspective socio-historique, l'article aborde le processus de financiarisation de l'enseignement supérieur privé, la formation d'oligopoles éducatifs et la manière dont les formes de contingence des investissements publics dans le domaine scientifique attribuent de nouvelles valeurs à la science, en réfléchissant également au processus de production de connaissances par le biais du productivisme académique. Comme considérations, nous affirmons que la plupart des actions en cours dans l'enseignement supérieur ne prendraient pas les proportions actuelles sans la complaisance de l'Etat.

Mots-clés : Financiarisation de l'éducation ; Oligopoles éducatifs ; Productivisme académique.

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Bibliographies de l'auteur

Andreia Gomes da Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC). Professora Adjunta no Departamento de Educação e Sociedade no Instituto Multidisciplinar - IM/UFRRJ. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense/ UFF, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (A Vez do Mestre), Especialista em Gestão e Implementação da Educação a Distância (LANTE/UFF) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/ UFRRJ. Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX- UFRJ), como pesquisadora. Orienta alunos de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso nas seguintes temáticas: Financeirização da Educação Superior; Políticas de Expansão do Ensino Superior; Políticas de Democratização; Gestão Escolar etc. Ministro as seguintes disciplinas: Educação e Políticas Públicas (eletiva), Estágio Supervisionado Complementar, Gestão Educacional, Organização do Trabalho Pedagógico I, Prática de Gestão Educacional e Estágio Supervisionado em Gestão Educacional. Parecerista Ad hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea.

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ) (2018), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed-UERJ) (2011), Pós- graduada em Desporto de Quadra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2009) e em Educação Física Escolar (2009) e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2006). Atualmente, é professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atua como professora no Programa de Pós- graduação em Educação (PPGEduc), na UFRRJ, na Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências - Episteme/ UERJ. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Pesquisa em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do conhecimento, produção acadêmica na contemporaneidade, questões teórico-metodológicas da pesquisa, processos de institucionalização no ensino superior, conhecimento científico, e metodologia da pesquisa científica.

Références

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Publiée

2023-08-23