FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E PRODUTIVISMO ACADÊMICO: CONTEXTO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO

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https://doi.org/10.22409/tn.v21i45.57340

Resumo

Com base na perspectiva histórico-social, o artigo apresenta a discussão sobre o processo de financeirização da Educação Superior privada, a formação dos oligopólios educacionais e como as formas de contingenciamento de investimentos públicos, no campo científico, atribuem novos valores à ciência refletindo, também, no processo de produção de conhecimento, através do produtivismo acadêmico. Como considerações, afirmamos que boa parte das ações em curso na Educação Superior não assumiriam as proporções atuais sem a complacência do Estado.

Palavras-chave: Financeirização da educação; Oligopólios educacionais; Produtivismo acadêmico.

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Biografia do Autor

Andreia Gomes da Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC). Professora Adjunta no Departamento de Educação e Sociedade no Instituto Multidisciplinar - IM/UFRRJ. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense/ UFF, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (A Vez do Mestre), Especialista em Gestão e Implementação da Educação a Distância (LANTE/UFF) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Vice-líder e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/ UFRRJ. Integra o Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX- UFRJ), como pesquisadora. Orienta alunos de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso nas seguintes temáticas: Financeirização da Educação Superior; Políticas de Expansão do Ensino Superior; Políticas de Democratização; Gestão Escolar etc. Ministro as seguintes disciplinas: Educação e Políticas Públicas (eletiva), Estágio Supervisionado Complementar, Gestão Educacional, Organização do Trabalho Pedagógico I, Prática de Gestão Educacional e Estágio Supervisionado em Gestão Educacional. Parecerista Ad hoc da Revista Educação e Cultura Contemporânea.

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed- UERJ) (2018), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed-UERJ) (2011), Pós- graduada em Desporto de Quadra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2009) e em Educação Física Escolar (2009) e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2006). Atualmente, é professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atua como professora no Programa de Pós- graduação em Educação (PPGEduc), na UFRRJ, na Linha 2: Desigualdades Sociais e Políticas Educacionais. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/UFRRJ, e pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências - Episteme/ UERJ. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Pesquisa em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do conhecimento, produção acadêmica na contemporaneidade, questões teórico-metodológicas da pesquisa, processos de institucionalização no ensino superior, conhecimento científico, e metodologia da pesquisa científica.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

Nascimento, L., Gomes da Cruz, A. ., & de Carvalho Moura, A. (2023). FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, OLIGOPÓLIOS EDUCACIONAIS E PRODUTIVISMO ACADÊMICO: CONTEXTO MERCANTIL DA EDUCAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 21(45), 01-20. https://doi.org/10.22409/tn.v21i45.57340