EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: DA FERRAMENTA NEOLIBERAL À NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO DOCENTE

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https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62235

Résumé

A pandemia de COVID-19 intensificou o diálogo sobre a interseção entre tecnologia e educação, mas é crucial compreender que esse debate não é exclusivo do momento atual. Ao direcionarmos nosso olhar para a realidade brasileira, torna-se incontestável o notável crescimento da Educação a Distância (EaD) ao longo dos últimos 15 anos. Este ensaio propõe-se a fornecer elementos para reflexão, destacando como a modalidade de ensino a distância não apenas reflete o avanço neoliberal na educação, mas também se configura como um componente essencial na reestruturação produtiva do trabalho docente.

Palavra-chave: Educação a Distância; Neoliberalismo; Trabalho Docente.

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Bibliographies de l'auteur

Filipe Bellinaso, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), na Faculdade de Filosofia e Ciências em Marília, dando continuidade em sua pesquisa sobre Educação a Distância no Brasil e a Precarização do Trabalho Docente. Possui mestrado em Educação, e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Atualmente é professor de ensino médio e de ensino superior a distância.

Henrique Tahan Novaes, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Unesp - Araraquara (2001) e mestrado (2005) e doutorado (2010) em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Autor dos livros - O fetiche da tecnologia - a experiência das fábricas recuperadas - (Expressão Popular/Fapesp, 2007. E 2010, 2a Edição / Lutas anticapital, 3a edição), Reatando um fio interrompido - a relação universidade-movimentos sociais na América Latina (Expressão Popular-Fapesp, 1a edição, Lutas anticapital, 2a edição; ?Producción destructiva, cooperación agrícola y escuelas de agroecología en Brasil?. (Itaca, 2023) e ?Producción asociada y educación socialista: experiencias sociales y urbanas del Brasil? (Callao, 2022) Pesquisa o Mundo do Trabalho Associado, Escolas de Movimentos Sociais e relação universidade-movimentos sociais. Coordenou o Curso e Aperfeiçoamento Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas à luz dos clássicos do Materialismo Crítico (11 Edições) e o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, com ênfase em agroecologia e agrofloresta (parceria UNESP-Centro Paula Souza-PRONERA-Movimentos Sociais). Membro dos grupos de Pesquisa Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC-São Paulo) e Organizações e Democracia (Unesp-Marília). É Professor Livre Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp Marília (2022), docente desde fev. de 2011, foi Vice-Coordenador da Pós Graduação em Educação e é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em educação desde abril de 2022.

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Publiée

2024-08-08

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