[Resenha] O AVESSO DAS EVIDÊNCIAS: PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO [Lalo Watanabe Minto]

Auteurs

  • Gustavo Romero IE/Unicamp - Unifaveni

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https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.64950

Résumé

A recente aprovação reformada do Novo Ensino Médio não afasta o tom de lamento e destaca a importância de trabalhos como o livro “O avesso das evidências: pesquisa e política educacional em tempos de negacionismo”, publicado em 2023 pela editora Lutas Anticapital. Nele, o professor Lalo Watanabe Minto brinca com a semântica da evidência: o livro evidencia como a Educação Baseada em Evidências (EBE), apresentada como uma resposta aos desafios educacionais contemporâneos, é na verdade uma estratégia para legitimar reformas que atendem a interesses gerencialistas, distorcendo a concepção de educação.

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Biographie de l'auteur

Gustavo Romero, IE/Unicamp - Unifaveni

Cursando doutorado em desenvolvimento econômico, com ênfase em história do pensamento econômico, no Instituto de Economia da UNICAMP (2022 - atual). Mestre em Desenvolvimento Econômico (2019) e bacharel em Economia (2008) pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Especialista em administração de empresas pela FGV (2011). Cursando licenciatura em História pela Uninter (2023 - atual). Dedica-se a pesquisas na áreas de Economia Política, História do Pensamento Econômico, História Econômica e teorias da administração. Experiência com ensino corporativo, com docência em ensino superior e com elaboração de materiais didáticos (escritos e audiovisuais) para cursos EaD.

Références

MINTO, L.W. O avesso das evidências: pesquisa e política educacional em tempo de negacionismo. Marília: Lutas Anticapital, 2023. 149 p.

Publiée

2025-04-09

Numéro

Rubrique

Artigos e Resenhas de Outras Temáticas