A CRIATIVIDADE COMO TRABALHO NO CONTEXTO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL DESDE OS ANOS 1970
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67196Résumé
Este artigo realiza uma análise teórica sobre como as atividades de trabalho ligadas à produção de bens e serviços simbólicos foram progressivamente mercantilizadas, até se estruturarem como um setor que mobiliza uma ampla diversidade de profissionais, com destaque ao contexto da reestruturação capitalista pós-1970. A partir de uma abordagem histórico-crítica, discute-se, por meio de uma revisão bibliográfica, como a economia criativa é uma expressão da mercantilização da cultura, que incorporou a criatividade à lógica da acumulação capitalista. Analisa-se a relação entre estética e trabalho, evidenciando as contradições desse processo e suas implicações na formação da subjetividade.
Téléchargements
Références
CABRAL, F. A Guerra Fria Cultural: particularidades sobre arte e política no Brasil e na Argentina. 2012.
COSTA, A. D.; SOUZA-SANTOS, E. R. de. Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual. Economia & Tecnologia, Curitiba, ano 7, v. 25, p. 179-186, abr./jun. 2011.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. A cadeia da indústria criativa no Brasil. In: _____. Estudos para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. n. 2. Rio de Janeiro: FIRJAN, 2008.
FORTY, A. Objetos de desejo. São Paulo, Cosac Naify, 2007.
HARVEY, D. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
MARX, K. Capítulo VI Inédito de O capital. São Paulo: Editora Moraes Ltda., s/d.
OLIVEIRA, A.; ARAUJO, S.; SILVA, J. Economia criativa e desenvolvimento sustentável. 2013.
WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista Trabalho Necessário 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Compartilha Igual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.

