EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM ECOSSOCIALISTA

Auteurs

  • Marcos Barreto

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.11i17.p8585

Mots-clés:

Formação de educadores, sustentabilidade, utopia.

Résumé

Este artigo apresenta alguns pressupostos para fundamentar uma perspectiva crítica no campo da Educação Ambiental, considerando a formação de educadores no contexto da crise socioambiental contemporânea. Tendo em vista a existência de uma hegemonia pragmática no referido campo, traduzindo de forma conservadora a noção de sustentabilidade, o artigo discute a natureza da crise e a impossibilidade de construção de sociedades sustentáveis com a manutenção dos atuais padrões de produção, consumo e distribuição de riquezas. Defende uma aproximação entre o marxismo e as correntes mais críticas do ambientalismo, de modo a garantir um trabalho pedagógico comprometido com a formação de sujeitos sociais capazes de elaborarem estratégias educativas orientadas para a construção de uma outra possibilidade civilizatória.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático