EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EXPANSÃO MERCANTIL DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Auteurs

  • Alisson Paula

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.14i23.p9603

Mots-clés:

Educação a distância, expansão mercantil, educação superior.

Résumé

Este texto propõe-se a analisar a política de Educação a Distância e suas implicações para a Educação Superior, visando a desvelar o caráter mercadológico da expansão de vagas no nível de ensino em tela, que surge sob o véu de democratização. A metodologia utilizada baseia-se no método dialético marxista, por apreender o objeto considerando-o como unidade do diverso, isto é, complexo de complexos. O eixo articular metodológico trata de uma análise documental. Assim, analisaram-se os documentos do Banco Mundial, Censo de Educação Superior de 2013 e da Unesco. Dessa forma, constatou-se que a política de Educação a Distância é utilizada como estratégia de ampliação do acesso para o Ensino Superior, a qual está calcada na noção de diversificação das fontes de financiamento desse nível de ensino. Assim, compreende-se a educação superior como um nicho mercantil imprescindível para o atual modo de acumulação do capital.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2016-04-30

Numéro

Rubrique

Artigos do Número Temático