PEGADOGIA DAS ÁGUAS EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE AMBIENTAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.54297

Abstract

As águas do Brasil estão poluídas, eutrofizadas, assoreadas, soterradas,
turbulentas, capturadas em barragens, privatizadas e exportadas na forma de água
virtual por meio das commodities agrícolas e minerais.
O Brasil passa por uma crise ecológica derivada da emergência climática,
somada à destruição ambiental produzida pelo agro-minero-hidro-fóssil-negócio em
seu território. A crise estrutural do capital (MÉSZÁROS, 2011), tem ampliado crises
ecológica e sanitária que expande espacialmente e intensifica no tempo a
exploração do trabalho, a mercantilização da vida e amplia a vulnerabilidade
socioambiental e os danos à saúde das populações de baixa renda das cidades, das
periferias urbanas, do campo, das florestas e das águas (DIAS; CARNEIRO, 2021).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Pessoa Dias

Engenheiro civil sanitarista. Doutor em Medicina Tropical pelo IOC/Fiocruz. Mestre em Engenharia
Ambiental pela UERJ. Professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim
Venâncio/Fiocruz.

Maria Amelia Costa

Geógrafa. Doutora em Ciência pela Clínica Médica/UFRJ. Mestre em Planejamento Urbano e
Regional pelo IPPUR/UFRJ. Tecnologista em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim
Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ).

Leonardo Maggi

Eng. Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Regional UNESP. Membro da Coordenação do
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

References

CASTRO, G. Curso Técnico em Meio Ambiente, ênfase em saúde ambiental das populações do campo. In: CASTRO, G.; BÚRIGO, A.C. BRAGA, L.Q.V.; BARCELOS, E.A.S. (org.). O curso. Rio de Janeiro: EPSJV, 2017. (Coleção Tramas e Tessituras, 1). Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/series/livros/732. Acesso em 03 de abril de 2022.

DIAS, A.P.; CAETANO, A.P.L.; MAGGI, L.; COSTA, M.A.; BORGES, S.; DINIZ, T.C. (org.). Pedagogia das águas em movimento: experiência de educação popular em saúde ambiental. Rio de Janeiro: EPSJV, 2021. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/pedagogia-das-aguas-em-movimento. Acesso em 03 de abril de 2022.

DIAS, A.P.; CARNEIRO, F.F. Saúde das populações do campo da floresta e das águas. In: Dicionário de Agroecologia e Educação. DIAS et al (coord). São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 44ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011. 1102p.

RODRIGUES, J. Educação Politécnica. In: Dicionário da educação profissional em saúde. Pereira, I.B.; Lima, J.C.F. (org.). 2ed.rev.ampl. Rio de Janeiro: EPSJV, 2009.

TAMBELLINI, A.T.; MIRANDA, A.C. Determinação social da saúde. In: Dicionário de Agroecologia e Educação. Dias et al (coord.). São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2021

Published

2022-11-11

How to Cite

Pessoa Dias, A. ., Costa, M. A. ., & Maggi, L. . (2022). PEGADOGIA DAS ÁGUAS EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE AMBIENTAL. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.54297