PEGADOGIA DAS ÁGUAS EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE AMBIENTAL

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.54297

Resumo

As águas do Brasil estão poluídas, eutrofizadas, assoreadas, soterradas,
turbulentas, capturadas em barragens, privatizadas e exportadas na forma de água
virtual por meio das commodities agrícolas e minerais.
O Brasil passa por uma crise ecológica derivada da emergência climática,
somada à destruição ambiental produzida pelo agro-minero-hidro-fóssil-negócio em
seu território. A crise estrutural do capital (MÉSZÁROS, 2011), tem ampliado crises
ecológica e sanitária que expande espacialmente e intensifica no tempo a
exploração do trabalho, a mercantilização da vida e amplia a vulnerabilidade
socioambiental e os danos à saúde das populações de baixa renda das cidades, das
periferias urbanas, do campo, das florestas e das águas (DIAS; CARNEIRO, 2021).

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Biografia do Autor

Alexandre Pessoa Dias

Engenheiro civil sanitarista. Doutor em Medicina Tropical pelo IOC/Fiocruz. Mestre em Engenharia
Ambiental pela UERJ. Professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim
Venâncio/Fiocruz.

Maria Amelia Costa

Geógrafa. Doutora em Ciência pela Clínica Médica/UFRJ. Mestre em Planejamento Urbano e
Regional pelo IPPUR/UFRJ. Tecnologista em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim
Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ).

Leonardo Maggi

Eng. Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Regional UNESP. Membro da Coordenação do
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Referências

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

Pessoa Dias, A. ., Costa, M. A. ., & Maggi, L. . (2022). PEGADOGIA DAS ÁGUAS EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE AMBIENTAL. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-05. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.54297