CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR?

Autores

  • Thaís Rabello Souza Autor

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.8i10.p6109

Resumo

Este artigo socializa parte da pesquisa cujo título é “(Con)formando professores eficazes: a relação política entre o Brasil e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, e tem por objetivo tratar da mercantilização da educação, em especial, da educação superior voltada para a formação de professores da educação básica. O objetivo do estudo foi entender o fenômeno da interferência dos organismos internacionais, em especial, do Banco Mundial, da Unesco e da OCDE que, juntos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), organizam acordos de cooperação técnica por intermédio do Programa de Indicadores Mundiais da Educação (WEI). A OCDE em parceria com a Unesco e a Comissão Européia tem como objetivo organizar uma rede mundial de Avaliação Externa dos sistemas de ensino e validação das competências (Maués, 2003; Ramos, 2002) para os futuros trabalhadores da nova sociedade do conhecimento (Drucker, 1993). Tal projeto já chegou ao chão das escolas brasileiras.

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Publicado

2010-06-29

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

CONVERSÃO DA DÍVIDA PÚBLICA POR EDUCAÇÃO BÁSICA: É PARA DEMOCRATIZAR OU PARA MERCANTILIZAR?. (2010). Revista Trabalho Necessário, 8(10). https://doi.org/10.22409/tn.8i10.p6109