CENTROS DE REFERÊNCIA DAS JUVENTUDES E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO HUMANA

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67185

Resumo

Trata-se de uma apreciação do sentido educativo, pela dimensão da formação estética, dos Centros de Referência das Juventudes, política pública destinada aos jovens trabalhadores, moradores das periferias capixabas. Toma-se como principal objeto de apreciação e debate o documento Metodologia dos Centros de Referência das juventudes do governo do estado do Espírito Santo (2022). Junto a isso, é apresentada uma breve síntese de contribuições do marxismo, sobretudo a partir de Marx, Lênin, Lukács e Gramsci, à função da arte na luta de classes e na formação humana omnilateral.

Palavra-chave: CRJ; Juventude; Educação; Formação humana.

 

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Biografia do Autor

  • Emily da Silva Dias, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de Educação e Linguagens. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Licenciada em Letras - Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, 2024).

  • Priscila Monteiro Chaves , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

    Professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE), vinculada à linha de pesquisa Educação e Linguagens (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Graduada em Letras Port-Fr pela mesma Universidade. Integra o Grupo de Investigação em Política Educacional (Gipe-Marx/Ufsc) e o Grupo Pesquisa Trabalho e Práxis (Ufes).

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Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos do Número Temático

Como Citar

CENTROS DE REFERÊNCIA DAS JUVENTUDES E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO HUMANA. (2025). Revista Trabalho Necessário, 23(51), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v23i51.67185