Encontros e desencontros entre adolescentes e escola: relato de uma experiência

Luciana Gageiro Coutinho, Saulo Nunes de Souza, Bruna Osório Oliveira

Resumo


O artigo é fruto de uma pesquisa na interface entre a Psicanálise e a Educação cuja proposta é investigar e intervir sobre a relação do adolescente com a escola hoje.  Leva em conta os impasses colocados pela crise do modelo escolar vigente, paralelos ao enfraquecimento de outras instituições como o Estado e a família.  Consiste em uma pesquisa-intervenção junto a adolescentes e aos educadores que trabalham diretamente com este segmento. Apresenta uma experiência desenvolvida com um grupo de adolescentes durante o primeiro semestre de 2010 numa escola pública do Estado do Rio de Janeiro, localizada no município de Niterói.


Palavras-chave


adolescência; psicanálise; educação; pesquisa-intervenção

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTI, S. O adolescente e o Outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

CALAZANS, R.; BASTOS, A. Passagem ao ato e acting out: duas respostas subjetivas. Revista do Departamento de Psicologia, Niterói, v. 22, n. 2, 2010.

COUTINHO L. G.& ROCHA, A. P. R. Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v.19, n.2. 2007.

COUTINHO, L.G. Adolescência e Errância. Rio de Janeiro: Nau, 2009.

ELIA, L. Psicanálise: clínica e pesquisa. In: ALBERTI, S. & ELIA, L. Clínica e Pesquisa em Psicanálise. Rio de Janeiro: Marca D’água, 2000.

ENRIQUEZ, E. Da Horda ao Estado: Psicanálise do Vínculo Social. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. ESB, volume VII, Rio de Janeiro: Imago, 1905.

FREUD, S. Totem e Tabu. ESB, Vol. XXII, Rio de Janeiro: Imago, 1913.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. ESB, volume XIII, Rio de Janeiro: Imago, 1914.

FREUD, S. Psicologia de grupo e análise do ego. ESB, vol. XVIII, Rio de Janeiro: Imago, 1921.

FREUD, S. Análise terminável e interminável. ESB, vol XXIII, pp. 239-288. Rio de Janeiro: Imago, 1937.

GAVARINI, L. Como os adolescentes da periferia (se) falam? Jogos na forma de se endereçar aos pesquisadores. Estilos da Clínica, v. 14, n. 27, p. 48-82. 2009a.

GAVARINI, L. Des groupes de parole avec les adolescents :à la recherche d’une parole “autre”. Cliopsy, n. 1, p. 51-68. 2009b.

GIROUX, H. Em direção a uma Teoria de Resistência. In: Teoria Crítica e Resistência na Educação. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 45-151.

JERUSALINSK, A. Educa-se uma criança? Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1994.

KUPFER, M. C. Freud e a Educação: O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1995.

LACADÉE, P. De la norme de la conservation au détail de la conversation. In: LACADÉE, P. & MONNIER, F. (orgs). “Le Pari de La Conversation”. Institut Du Champ Freudien: CIEN (Centre Interdisciplinaire sur l’Enfant. Paris, 1999/2000. (Brochure).

LACAN, J. O Seminário: A Angústia. Livro X , Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: Para repensar as aprendizagens. Petrópolis: Vozes, 1992.

LAJONQUIÈRE, L. A criança, sua (in) disciplina e a psicanálise. In: AQUINO, J. Indisciplina na Escola alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

LESOURD, S. A construção adolescente do laço social. Petrópolis: Vozes, 2004.

MELMAN, C. Sobre a educação das crianças. In: JERUSALINSKY, A. Educa-se uma criança? Porto Alegre: Ares e Ofícios, 1994.

MILLER, J. Percurso de Lacan: Uma Introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

RASSIAL, J. O Adolescente e o Psicanalista. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.

SANTIAGO, A. L. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa: intervenção em Psicanálise e Educação. In: CASTRO, L. R; BESSET, V. L. (orgs) Pesquisa-Intervenção na Infância e Juventude. Rio de Janeiro: Nau editora, 2008.

WINNICOTT, D. Conceitos contemporâneos de desenvolvimento adolescente e suas implicações para a educação superior. In: Winnicott, D. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

Apoio:



Indexadores:



Arquivamento:



Facebook: