Encontros e desencontros entre adolescentes e escola: relato de uma experiência

Autores

  • Luciana Gageiro Coutinho Universidade Federal Fluminense
  • Saulo Nunes de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Osório Oliveira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

adolescência, psicanálise, educação, pesquisa-intervenção

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa na interface entre a Psicanálise e a Educação cuja proposta é investigar e intervir sobre a relação do adolescente com a escola hoje.  Leva em conta os impasses colocados pela crise do modelo escolar vigente, paralelos ao enfraquecimento de outras instituições como o Estado e a família.  Consiste em uma pesquisa-intervenção junto a adolescentes e aos educadores que trabalham diretamente com este segmento. Apresenta uma experiência desenvolvida com um grupo de adolescentes durante o primeiro semestre de 2010 numa escola pública do Estado do Rio de Janeiro, localizada no município de Niterói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Gageiro Coutinho, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação da UFF

Saulo Nunes de Souza, Universidade Federal Fluminense

Aluno de graduação do curso de História, bolsista de IC (Faperj) na pesquisa da profª Luciana Gageiro Coutinho.

Bruna Osório Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Aluna de graduação do curso de Psicologia, bolsista de IC (Pibic) na pesquisa da profª Luciana Gageiro Coutinho.

Referências

ALBERTI, S. O adolescente e o Outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

CALAZANS, R.; BASTOS, A. Passagem ao ato e acting out: duas respostas subjetivas. Revista do Departamento de Psicologia, Niterói, v. 22, n. 2, 2010.

COUTINHO L. G.& ROCHA, A. P. R. Grupos de reflexão com adolescentes: elementos para uma escuta psicanalítica na escola. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v.19, n.2. 2007.

COUTINHO, L.G. Adolescência e Errância. Rio de Janeiro: Nau, 2009.

ELIA, L. Psicanálise: clínica e pesquisa. In: ALBERTI, S. & ELIA, L. Clínica e Pesquisa em Psicanálise. Rio de Janeiro: Marca D’água, 2000.

ENRIQUEZ, E. Da Horda ao Estado: Psicanálise do Vínculo Social. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1990.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. ESB, volume VII, Rio de Janeiro: Imago, 1905.

FREUD, S. Totem e Tabu. ESB, Vol. XXII, Rio de Janeiro: Imago, 1913.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar. ESB, volume XIII, Rio de Janeiro: Imago, 1914.

FREUD, S. Psicologia de grupo e análise do ego. ESB, vol. XVIII, Rio de Janeiro: Imago, 1921.

FREUD, S. Análise terminável e interminável. ESB, vol XXIII, pp. 239-288. Rio de Janeiro: Imago, 1937.

GAVARINI, L. Como os adolescentes da periferia (se) falam? Jogos na forma de se endereçar aos pesquisadores. Estilos da Clínica, v. 14, n. 27, p. 48-82. 2009a.

GAVARINI, L. Des groupes de parole avec les adolescents :à la recherche d’une parole “autre”. Cliopsy, n. 1, p. 51-68. 2009b.

GIROUX, H. Em direção a uma Teoria de Resistência. In: Teoria Crítica e Resistência na Educação. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 45-151.

JERUSALINSK, A. Educa-se uma criança? Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1994.

KUPFER, M. C. Freud e a Educação: O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1995.

LACADÉE, P. De la norme de la conservation au détail de la conversation. In: LACADÉE, P. & MONNIER, F. (orgs). “Le Pari de La Conversation”. Institut Du Champ Freudien: CIEN (Centre Interdisciplinaire sur l’Enfant. Paris, 1999/2000. (Brochure).

LACAN, J. O Seminário: A Angústia. Livro X , Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: Para repensar as aprendizagens. Petrópolis: Vozes, 1992.

LAJONQUIÈRE, L. A criança, sua (in) disciplina e a psicanálise. In: AQUINO, J. Indisciplina na Escola alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

LESOURD, S. A construção adolescente do laço social. Petrópolis: Vozes, 2004.

MELMAN, C. Sobre a educação das crianças. In: JERUSALINSKY, A. Educa-se uma criança? Porto Alegre: Ares e Ofícios, 1994.

MILLER, J. Percurso de Lacan: Uma Introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

RASSIAL, J. O Adolescente e o Psicanalista. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.

SANTIAGO, A. L. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa: intervenção em Psicanálise e Educação. In: CASTRO, L. R; BESSET, V. L. (orgs) Pesquisa-Intervenção na Infância e Juventude. Rio de Janeiro: Nau editora, 2008.

WINNICOTT, D. Conceitos contemporâneos de desenvolvimento adolescente e suas implicações para a educação superior. In: Winnicott, D. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

2012-09-04

Como Citar

COUTINHO, L. G.; SOUZA, S. N. DE; OLIVEIRA, B. O. Encontros e desencontros entre adolescentes e escola: relato de uma experiência. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 2, p. 341-352, 4 set. 2012.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)